Covid-19 - Vacinação de crianças entre os 9 e os 11 anos

A administração de vacinas às crianças, o reforço da capacidade de testagem e a adaptação do horário de vacinação são algumas das medidas de combate à pandemia neste período.


Crianças vacinadas contra a covid-19

Perto de 1200 crianças de Setúbal, entre os 9 e os 11 anos, foram vacinadas no fim de semana de 18 e 19 de dezembro contra a covid-19, no âmbito do calendário nacional de execução do plano de vacinação das crianças.

O processo, conduzido por equipas de enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, no Centro de Vacinação de Setúbal Covid-19, efetuou a inoculação de 1187 crianças da faixa etária dos 9 aos 11 anos, concretamente 579 no dia 18 e 608 no dia 19.

Além das crianças dos 9 aos 11 anos com agendamento de vacina, foi dada oportunidade às que não tinham marcação.

A administração da primeira dose da vacina contra a vacinação da covid-19 nas faixas etárias mais baixas prossegue em janeiro, a 7, 8 e 9, para crianças entre os 7 e os 9 anos de idade.

A 15 e 16 de janeiro, a vacinação centra-se nas faixas etárias dos 6 e 7 anos.

Por fim, as crianças com 5 anos são inoculadas a 22 e 23 de janeiro.

A segunda dose da vacina pediátrica, fornecida pela farmacêutica Pfizer, é administrada entre 5 de fevereiro e 13 de março.

O centro de vacinação de Setúbal funciona, nos dias destinados à inoculação de crianças, entre as 09h00 e as 17h00.

A Direção-Geral da Saúde aconselha a vacinação de todas as crianças dos 5 aos 11 anos.

A resolução tem como base de fundamentação o parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19, publicado a 10 de dezembro de 2021 e disponível nesta ligação.

O intervalo de vacinação entre as duas doses da vacina é de seis a oito semanas.

Crianças com comorbilidades são consideradas prioritárias, independentemente da idade, recebendo as primeiras datas disponíveis para a vacinação.

As crianças que tenham tido covid-19 podem ser vacinadas três meses após a recuperação.

Setúbal reforça testagem com posto fixo

A Câmara Municipal reforça a capacidade de testagem rápida à covid-19 até dia 31 de dezembro com a disponibilização de um posto fixo, de complemento à unidade móvel, para responder às necessidades da época festiva.

O novo posto fixo, instalado no Quartel dos Bombeiros Voluntários, na Avenida José Mourinho, zona ribeirinha da cidade, funciona todos os dias, ao longo de três períodos distintos, das 09h00 às 13h00, das 14h00 às 18h00 e das 19h00 às 22h00, com exceção das sextas-feiras e sábados, em que o período de funcionamento é alargado até à 01h00.

O objetivo é aumentar a capacidade de realização de testes gratuitos à covid-19 no concelho, tendo em conta a expectável procura durante a época de Natal e de Ano Novo, com benefício para utentes e comércio, em particular estabelecimentos da área da restauração.

A testagem não necessita de marcação prévia e é gratuita para residentes e não residentes em Setúbal.

Os utentes devem fazer-se acompanhar do documento de identificação e fornecer o número de utente do Serviço Nacional de Saúde.

Forças e serviços de segurança, elementos do INEM, bombeiros e outros agentes de proteção civil e profissionais de saúde têm prioridade de atendimento.

Este posto fixo, a funcionar desde o dia 20 de dezembro, reforça a oferta disponibilizada pela Câmara Municipal de Setúbal, que mantém a Unidade Móvel de Testes Rápidos à Covid-19, a funcionar todos os dias, igualmente de manhã à noite, em diversos locais do concelho.

No horário noturno, esta unidade móvel fica instalada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, para apoio ao funcionamento de bares e restaurantes, autorizados a funcionar mediante a apresentação, pelos clientes, de certificado de vacinação ou teste negativo.

A unidade móvel fica no quartel dos Voluntários igualmente ao sábado e domingo, durante todo o dia, sendo que, sempre que se encontra neste local, funciona com o mesmo sistema do posto fixo, com prioridade de atendimento a forças e serviços de segurança, elementos do INEM, bombeiros e outros agentes de proteção civil e profissionais de saúde.

A escala de serviço desta unidade móvel de testes rápidos à covid-19 está definida até ao final do mês de dezembro, incluindo datas, horários e locais nos quais se encontra estacionada, e pode ser consultada na área “documentos” desta notícia.

Nos dias 24 e 31 de dezembro, as unidades, fixa e móvel, apenas funcionam de manhã, enquanto a 25 de dezembro e 1 de janeiro estão encerradas.

Horário da vacinação com alterações

O Centro de Vacinação de Setúbal Covid-19, a funcionar no Cais 3 do porto, adota um horário alargado até ao final do ano, em datas específicas.

Nos dias 17, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de dezembro, o centro funciona até às 19h00, mais duas horas que o habitual.

Nos dias 23 e 30 de dezembro e 2 de janeiro, o Centro de Vacinação encontra-se a funcionar em regime de Casa Aberta, entre as 09h00 e as 17h00.

Este alargamento visa dar continuidade ao ritmo de vacinação, tendo em conta que o espaço encerrou entre 24 e 26 de dezembro e volta a fechar a 31 de dezembro e 1 de janeiro.

Município ajusta-se à evolução pandémica

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, face à evolução da situação pandémica e às decisões do Governo, reuniu o Grupo de Trabalho do Plano de Contingência Interno para a covid-19 para determinar medidas de prevenção da pandemia a adotar no concelho de Setúbal.

O grupo de trabalho passa a reunir quinzenalmente para acompanhar a evolução da situação epidemiológica do concelho e propor ao presidente da Câmara Municipal as necessárias medidas municipais durante o estado de calamidade decretado pelo Governo.

Em reunião realizada a 30 de novembro, André Martins decidiu dar continuidade à execução diária de testes gratuitos à população em vários locais do concelho, em especial junto de áreas comerciais e de restauração durante a época festiva.

O presidente, no contexto das medidas a adotar, vai propor à Câmara Municipal a isenção do pagamento de taxas municipais em esplanadas como forma de apoio à atividade de restauração, entre 1 de dezembro e 31 de março de 2022, o período previsto para o estado de calamidade decretado pelo Governo.

Outra das medidas diz respeito às comemorações da passagem de ano em Setúbal. André Martins, perante a expectável atração de milhares de pessoas a estas celebrações habitualmente realizadas na zona ribeirinha, decidiu cancelar os espetáculos de palco, mantendo, contudo, o lançamento de fogo de artificio, que pode ser visto de qualquer zona da cidade, recomendando o distanciamento e uso de máscara a quem assista ao espetáculo pirotécnico na rua.

Serão reforçados os meios humanos municipais que apoiam o funcionamento do centro de vacinação no Cais 3 da APSS e será mantido o fornecimento de refeições aos profissionais de saúde e auxiliares, bem como o transporte de vacinas e o transporte de profissionais para vacinação em lares e pessoas acamadas nas suas residências.

Os profissionais cuja prontidão para o serviço o exija terão à disposição um estabelecimento de ensino e creche para garantir a receção e alimentação dos filhos.

 

Documentos Relacionados

 

Notícias Relacionadas

Covid-19: Município mantém serviços em funcionamento

A Câmara Municipal de Setúbal continua a assegurar todos os serviços e tarefas regulares neste período especial de duas semanas determinado pelo Governo para contenção da pandemia, em respeito pelas medidas de segurança impostas.

23 Dezembro, 2021