A mais importante competição nacional de vela nos escalões de infantil e iniciados, integrada no calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, contou com centena e meia de atletas, masculinos e femininos, nas seis regatas.

“Foram três dias de prova em que tivemos vento forte, médio e fraco, condições perfeitas que deram hipótese a todos os participantes. Ganharam os melhores, aqueles que conseguiram fazer tudo bem. No final, ficou toda a gente contente e isso é que é importante”, salienta Luís Santos, do Clube de Vela do Sado.

Manuel Cruz, do Clube Naval de Cascais, e Érica Porto, do Clube Náutico de Tavira, sagraram-se vencedores na categoria infantis. Francisco Teixeira, também do Clube Naval de Cascais, e Rita Duarte, do Clube Náutico de Almada, ganharam em iniciados.

Nesta prova organizada pela Federação Portuguesa de Vela, em conjunto com o Clube de Vela do Sado, a Associação Regional de Vela do Centro e a Câmara Municipal de Setúbal, os quatro vencedores sagraram-se campeões de Portugal.

Em equipas, o novo campeão nacional é o Clube Naval de Cascais, com Francisco Teixeira, Francisco Bonagura e Mafalda Cruz, velejadores que, no conjunto, reuniram os melhores resultados.

O Clube Náutico de Almada ficou na segunda posição e a Associação Naval do Guadiana em terceiro.