'Vénus dos Trapos' | visita de estudantes de arte

A instalação “Venere degli Stracci”, de Michelangelo Pistoletto, inspirou uma aula com um grupo de estudantes da Escola Secundária Sebastião da Gama ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus, onde a obra esteve patente 20 de março.


A visita dos alunos do 12.º ano do curso de Artes à exposição temporária, realizada no dia 16, começou com uma explicação por um técnico municipal sobre o significado da emblemática obra que é referência mundial da arte contemporânea, nomeadamente de Arte Povera.

Após conhecerem o significado da obra, que apresenta uma visão crítica ao consumismo rápido e efémero, os jovens foram desafiados a fazer desenhos inspirados na “Venere degli Stracci”, “Vénus dos Trapos”, na tradução para português.

No final da aula, os estudantes dividiram-se em grupos para refletirem sobre as interpretações que fizeram da instalação de Michelangelo Pistoletto, num debate que funcionou como estímulo à aprendizagem e compreensão de conteúdos relacionados com a expressão artística

“Venere degli Stracci”, criada em 1967, consiste numa reprodução de Vénus em mármore, rodeada de uma pilha de roupas coloridas em segunda mão para refletir sobre a sociedade consumista e a reciclagem.

A peça, que já passou por inúmeros museus, esteve pela primeira vez em Portugal, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus.