15° Parcialmente nublado
Exposição | José Eduardo Agualusa

A Biblioteca Pública Municipal de Setúbal abre ao público, ao longo do mês de agosto, uma exposição bibliográfica dedicada a José Eduardo Agualusa, que dá a conhecer parte da obra do escritor luso-angolano.


“Biografia em pequeno filme” agrega vinte livros de Agualusa, colocados numa vitrine criada para o efeito, entre eles, os romances “A Rainha Ginga, E de como os africanos inventaram o mundo” e “O Vendedor de Passados”, distinguido com o Prémio Ficção Estrangeira, entregue pela National Portrait Gallery em 2007.

Os contos infantis “Era uma vez” e “Estranhões & Bizarrocos (estórias para adormecer anjos)” são exemplos de outros livros de Agualusa disponíveis nos serviços centrais da Biblioteca de Setúbal, equipamento que disponibiliza igualmente um vídeo sobre o escritor.

A mostra, realizada no âmbito do projeto Autor do Mês, pode ser apreciada em agosto, no horário de abertura ao público da Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e é, no fundo, um convite para conhecer a vida e obra de José Eduardo Agualusa, natural do Huambo, Angola, onde nasceu há 60 anos.

“Biografia em pequeno filme” insere-se igualmente na rúbrica online “Vamos conhecer…”, integrada no programa municipal Setúbal em Casa com Arte, que, a partir da página de Facebook da publicação Setúbal – Guia de Eventos, divulga um conjunto de iniciativas culturais para assistir em casa e especialmente pensadas para o tempo de crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19.

José Agualusa é escritor de romances, contos e crónicas há 30 anos, sendo também autor de literatura infantil.

Os seus romances têm sido distinguidos com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros, caso de “Teoria Geral do Esquecimento”, finalista do Man Booker Internacional, em 2016, e vencedor do International DUBLIN Literary Award.

 

Documentos Relacionados