15° Parcialmente nublado
Festas de Nossa Senhora da Saúde - Vila Fresca de Azeitão

Gastronomia e artesanato local, música, cavalhadas à antiga portuguesa e celebrações religiosas animaram os quatro dias da Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde, certame popular realizado em Vila Fresca de Azeitão.


Entre os dias 5 e 8 de setembro, Vila Fresca de Azeitão voltou a receber milhares de pessoas na festividade popular, organizada pela Sociedade Filarmónica Providência e Paróquia de São Simão, com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal, da Junta de Freguesia de Azeitão, da Fundação Oriente e da Secil.

Um dos pontos altos do certame foram as habituais cavalhadas à antiga portuguesa, tradicional prova equestre do século XVIII, realizada no dia 7, com a participação de mais de duas dezenas de cavaleiros que se esforçaram por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura.

Um equipamento insuflável para os mais novos foi outro dos atrativos da Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde que, na abertura, a 5, incluiu uma noite de fados, com Susana Martins, Fernando Anselmo e Delfina Anselmo, acompanhados por Jorge Pimentel, na guitarra portuguesa, e Albano Almeida, na viola.

Ao longo dos quatro dias, passaram pelo palco do evento os grupos Solidó Big Band, de Vendas de Azeitão, e Orquestra Bohémia. O certame, criado 1723, incluiu ainda bailes conduzidos pelos grupos Contra Ponto e Trio Allegro de Setúbal.

Um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Providência, dirigida pelo maestro Cristiano Vieira Dias, e um baile por Abel Geada Trio encerraram as festividades na noite de domingo, dia 8. De manhã, houve uma missa seguida de procissão solene em honra de Nossa Senhora da Saúde pelas ruas de Vila Fresca de Azeitão.

Para o presidente da Sociedade Filarmónica Providência, Jorge Sousa, os quatro dias de festa foram “sempre bons”, com “muita animação” e “muita gente”. As expectativas da organização, garante, “foram superadas na noite de sábado para domingo”, com música garantida a partir da uma da manhã com o DJ Tó Patronilho.