O galardão atribuído pela Asociación Vinduero-Vindouro, com sede em Trabanca, província de Salamanca, destaca o melhor projeto para a difusão da cultura enoturística desenvolvido por entidades públicas ou privadas, categoria que representa uma novidade na edição deste ano do concurso.

Os vencedores nas diferentes categorias foram apurados por votação realizada através do sítio da associação espanhola, tendo o projeto sadino ficado em primeiro lugar a uma larga distância das restantes propostas.

O Vinum Senses consiste num ciclo de iniciativas enoturísticas, em formato de roteiro e de periodicidade mensal, organizadas pelo Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Setúbal em parceria com 37 produtores vinícolas da Península de Setúbal.

Cada evento do projeto, com início em junho, decorre em adegas ou quintas de produtores regionais ou ainda em locais de manifesto interesse turístico, proporcionando ambientes intimistas, propícios à degustação dos vinhos e da gastronomia locais. As iniciativas são complementadas por atividades culturais e de lazer, como concertos, teatro, mostras de artesanato ou passeios.

A entrega de prémios decorreu no dia 12, em Trabanca, numa cerimónia que integrou a gala do VII Concurso Internacional de Vinhos Prémios Arribe 2011.

A segunda edição do “Prémio de Comunicação Enoturística” distinguiu ainda projetos nas categorias “Imprensa Escrita e Digital”, “Meios Audiovisuais” e “Web 2.0”, tendo o de Setúbal sido a única iniciativa portuguesa a receber uma distinção.