A Câmara Municipal de Setúbal celebra o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses com a organização de uma visita ao Bairro Salgado, com inscrições esgotadas, que permite que três dezenas de pessoas conheçam o património e a história daquela zona da cidade.


Acompanhada por técnicos Gabinete de Promoção e Divulgação do Património Histórico e Cultural da Câmara Municipal, a iniciativa, designada “Uma viagem pelo Bairro Salgado, de periferia religiosa a zona residencial burguesa”, realiza-se na  tarde de 25 de março.

Como o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses se celebra em 28 de março, este ano uma terça-feira, optou-se por se realizar a iniciativa no sábado anterior, de modo a permitir uma maior participação.

O ponto de encontro está marcado para as 15h00 no Chafariz de Palhais, situado na Avenida 5 de Outubro, junto da Praça do Quebedo, para dar início a uma visita que, ao longo de cerca de duas horas, permite um olhar atento sobre a história do Bairro Salgado, o seu património arquitetónico e a ocupação do espaço.

O Dia Mundial dos Centros Históricos Portugueses celebra-se a 28 de março, data de nascimento, em 1810, do escritor, historiador, jornalista e poeta português da era do romantismo Alexandre Herculano, considerado uma das figuras da cultura portuguesa que melhor defendeu o património nacional.

A efeméride foi criada pelo Governo e pela Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico (APMCH), que, além de prestar homenagem a Alexandre Herculano, pretenderam “criar uma nova oportunidade para a promoção das ações encetadas pelos municípios no que toca à salvaguarda dos seus centros históricos”, como refere a APMCH no seu sítio de internet.