Património da Água em Setúbal - visita Dia dos Centros Históricos

Três dezenas de pessoas participaram a 28 de março numa visita guiada por locais da cidade de Setúbal onde existe ou já existiu importante património histórico relacionado com a água.


A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do Dia Nacional dos Centros Históricos, teve início junto do Aqueduto de Setúbal de onde partiu para um périplo de cerca de duas horas por locais anteriormente ligados ao abastecimento de água na cidade.

Ana Catarina Stoyanoff, da Divisão de Bibliotecas e Museus da Câmara Municipal de Setúbal, guiou os participantes por um percurso que passou pelo Balneário Dr. Paula Borba, local onde a população de Setúbal tomava banho em épocas anteriores à existência de água canalizada nas habitações, pelas fontes das praças Machado dos Santos e Teófilo Braga e pela Rua de Santa Catarina, onde existiu uma mãe d’água.

A Praça de Bocage, localização da antiga Fonte do Sapal, abastecida pelo aqueduto mandado construir por D. João II no século XV, o Largo do Poço do Concelho e, finalmente, a Fonte de São Bernardo ou de Palhais, como é popularmente conhecida, foram outros locais visitados.

[/vc_column_text]