A atividade, da ação “Open EU Projet Days”, a decorrer em vários pontos do país e a nível europeu, é impulsionada pelo programa Lisboa 2020, nova designação do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, com o apoio local da Câmara Municipal de Setúbal.

A visita, gratuita mediante inscrição, inclui no período da manhã, com início às 10h00, o Mercado do Livramento e a Galeria Municipal do Banco de Portugal, enquanto à tarde, às 14h45, decorre na Casa da Baía e no Convento de Jesus.

O Mercado do Livramento, um dos principais espaços de comércio tradicional da cidade e considerado um dos melhores mercados de peixe do mundo, é o primeiro local a ser visitado.

Segue-se a Galeria Municipal do Banco de Portugal, espaço museológico que inclui três mostras permanentes, com esculturas, arte sacra e arqueologia, e no qual funcionam vários serviços camarários.

À tarde, os participantes vão à Casa da Baía – Centro de Promoção Turística de Setúbal, com posto de informações, galeria expositiva, cafetaria e loja vínica, equipamento onde decorrem diversos eventos.

O Convento de Jesus, monumento nacional e uma das principais referências do Manuelino em Portugal, na qual funciona uma mostra com cinco dezenas de peças de coleções do Museu de Setúbal, é o último local a ser visitado.

Estes quatro espaços foram intervencionados pela autarquia ao abrigo do QREN – Quadro Referência Estratégico Nacional 2007 – 2013, hoje Portugal 2020, e constituíram exemplos promissores para a melhoria da competitividade regional.

A técnica municipal Ana Paula Ferreira conduz a visita que inclui um enquadramento geral das candidaturas camarárias apresentadas para a atribuição de financiamento europeu, bem como a importância dos mesmos para a cidade.

Os interessados em participar na visita devem realizar uma inscrição, gratuita, na página do programa Lisboa 2020, disponível em http://lisboa.portugal2020.pt/np4/144.html.

O “Open EU Projet Days” é uma iniciativa europeia integrada nas celebrações do Dia da Europa, assinalado anualmente a 9 de maio, que procura sensibilizar os cidadãos para a importância de iniciativas com financiamento da União Europeia.