1.ª Volta a Portugal Feminina | Foto da Federação Portuguesa de Ciclismo

Setúbal recebe no dia 2 de setembro o final da primeira etapa em linha da edição de estreia da Volta a Portugal Feminina, um percurso com 81,5 quilómetros com meta instalada na Avenida Luísa Todi.


A primeira etapa deste evento desportivo inédito sai para a estrada no dia 2, em Cacilhas, concelho de Almada, e segue até Setúbal, terra natal da pioneira do ciclismo no feminino Oceana Zarco, com um prémio de montanha em Palmela e uma meta-volante em Azeitão.

A chegada das primeiras ciclistas à meta instalada defronte do Largo José Afonso, em Setúbal, está prevista para as 17h00.

Ainda no dia 2 de setembro, antes da partida oficial, o pelotão de cerca de uma centena de ciclistas é apresentado na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, antes de um desfile que evoca a primeira Volta a Portugal masculina.

A competição desportiva, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, decorre entre os dias 2 e 5 de setembro, com quatro etapas, num total de 259,3 quilómetros.

A segunda etapa, a 3, liga Mafra a Loures, num percurso de 72 quilómetros, enquanto a terceira decorre no dia 4, em Vila Franca de Xira, um contrarrelógio individual de 11,1 quilómetros.

No dia 5 de setembro, último dia da competição, e à imagem do que aconteceu na primeira Volta masculina, a prova de ciclismo encerra com a ligação entre Caldas da Rainha e Lisboa, num total de 94,7 quilómetros.

Cerca de uma centena de ciclistas, em representação de equipas portuguesas, espanholas e britânicas, participam nesta primeira prova nacional de ciclismo feminino, um marco na história do desporto nacional.

Trânsito

A chegada a Setúbal da primeira etapa em linha da 1.ª Volta a Portugal Feminina motiva condicionamentos e interdições à circulação rodoviária, a 2 de setembro, em vários arruamentos.

Neste dia, entre as 07h00 e as 20h00, o lado sul da Avenida Luísa Todi, no troço compreendido entre a Rua da Cordoaria e o Largo José Afonso, assim como todas as interseções de acesso a via, estão encerradas ao trânsito rodoviário.

Estão igualmente interditas, no mesmo horário, a Rua Amália Rodrigues, no sentido poente/nascente do troço compreendido entre a Rua Hermínia Silva e a Avenida Luísa Todi, bem como a Travessa da Saboaria.

Como alternativa, os automobilistas devem utilizar o percurso composto pela Travessa do Sado, Avenida José Mourinho, Rua Ocidental do Mercado e Avenida Luísa. Todi.

A passagem das atletas participantes na 1.ª Volta a Portugal Feminina motiva ainda condicionamentos momentâneos, entre as 15h00 e as 18h00, em várias estradas e arruamentos do concelho.

Os condicionamentos são registados em vários troços da EN-379 no território de Azeitão, assim como nas ruas 25 de Abril, José Augusto Coelho, do Fisco e dos Picheleiros, na EN 10-4, até à zona da Gávea, e na Avenida Luísa Todi.