Prémio Voluntariado Jovem Montepio - Setúbal Academy - projeto As Traseiras

A responsabilidade cívica e social dos jovens setubalenses foi destacada no dia 31 de março pelo vereador Pedro Pina, da Câmara Municipal de Setúbal, na cerimónia de entrega do Prémio Voluntariado Jovem Montepio à Associação Cultural Novas Ideias – Setúbal Academy.


A associação recebeu a distinção em cerimónia realizada no auditório da Junta de Freguesia de São Sebastião pelo desenvolvimento de um projeto social e ambiental de criação de um jardim sustentável no Bairro 2 de Abril.

“As Traseiras” pretende criar um dos primeiros jardins sustentáveis do país inserido num bairro social, através da recuperação, por um grupo de voluntários, de um espaço verde degradado por trás do Centro Sociocultural Elmano Sadino, onde funciona a associação.

A conquista deste prémio, ao qual concorreu uma dezena de entidades de todo o país com 15 projetos, constitui, para o vereador Pedro Pina, o reconhecimento de qualidades especiais dos jovens setubalenses.

“Esta distinção deixa-nos orgulhosos e dá-nos uma enorme confiança nestes jovens. As preocupações com o território e com as questões da sustentabilidade mostram que as gerações mais jovens não são alheadas da responsabilidade social e da responsabilidade cívica. São pessoas comprometidas com os desafios que o mundo e a sociedade nos colocam.”

Tendo em conta o cariz inovador, o projeto “As Traseiras” foi distinguido com o primeiro lugar no concurso nacional do 11.º Prémio Voluntariado Jovem Montepio, organizado pela Associação Montepio e pela Fundação Montepio com o objetivo de estimular ações inovadoras a nível nacional.

Além do reconhecimento pela inovação e qualidade do projeto “As Traseiras”, a Associação Cultural Novas Ideias – Setúbal Academy recebeu um prémio monetário no valor de 2750 euros, entregue esta manhã por Carlos Beato, do conselho de administração da Fundação Montepio.

O responsável sublinhou que a candidatura setubalense foi selecionada por um “júri altamente capacitado, com representantes de diversas instituições do país”, pelas características inovadoras e por “cumprir os princípios e os valores de partilha, parcerias e inclusão defendidos pela Fundação Montepio”.

A requalificação de um espaço abandonado existente nas traseiras da sede da Setúbal Academy, localizada no Centro Sociocultural Elmano Sadino, é o objetivo do projeto dinamizado, em regime de voluntariado, pelos jovens setubalenses Tiago, a Érica e Carlos.

Os voluntários estão, gradualmente, a limpar e a recuperar o jardim, mas “o trabalho ainda está numa fase muito inicial e com muito para fazer, pelo que o Prémio Montepio vai ser uma grande ajuda para o desenvolvimento do projeto”, sublinhou o presidente da Setúbal Academy, Fernando Cruz.

O projeto contempla ações de sensibilização da comunidade para as temáticas da sustentabilidade e alterações climáticas e a promoção de boas práticas para a recuperação e manutenção do jardim.

Deste modo, a Setúbal Academy espera contribuir para a melhoria da imagem urbana do Bairro 2 de Abril e para o combate à poluição, com o envolvimento dos moradores em ações educativas, formações e atividades de ocupações de tempos livres relacionadas com a recuperação e a manutenção do jardim, que funcionará também como um espaço de convívio entre diferentes gerações.

A cerimónia de entrega do Prémio Voluntariado Jovem Montepio terminou com um apontamento musical com as cantoras Masta Kutsir e Catherine, de homenagem às populações vítimas da guerra na Ucrânia.