23° Parcialmente nublado
Mariscar Sem Lixo - Ocean Alive

A campanha ambiental de voluntariado Mariscar Sem Lixo, da Ocean Alive, regressa no próximo dia 19, para recolher lixo largado nas margens do Estuário do Sado, tendo inscrições a decorrer.


A iniciativa da Ocean Alive, com o patrocínio da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, pretende alertar para o problema global do plástico no oceano e sensibilizar os mariscadores de lingueirão para não deixarem no mar as embalagens de sal fino que utilizam para capturar o bivalve.

Nesta ação de sensibilização ambiental, que decorre no feriado de sexta-feira de Páscoa, data em que se assinala o terceiro aniversário da campanha e dia em que tradicionalmente as famílias da comunidade piscatória se reúnem para mariscar, inclui a intervenção em dez locais de mariscagem.

Os interessados em participar nesta ação de sensibilização ambiental, que tem como parceiro o Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO, devem preencher o formulário de inscrição ou enviar e-mail para o endereço inscricoes@ocean-alive.org até às 20h00 do dia 17.

Recentemente, o “Guardiãs do Mar”, projeto desenvolvido pela bióloga marinha Raquel Gaspar ganhou uma bolsa da National Geographic para financiar a defesa e monitorização das pradarias marinhas do Sado.

No ano passado, a campanha ambiental contou com o envolvimento de nove equipas compostas por 74 voluntários, tendo permitido retirar do Estuário do Sado 3681 embalagens de sal e mais de uma tonelada de lixo marinho, das quais 338 quilos de resíduos puderam ser encaminhados para a reciclagem.