Sofia Ferreira, 17 anos, proveniente de Fazendas de Almeirim, Almeirim, e Milene Sofia, 16 anos, de Casal Novo do Brejo, Loures, são estreantes neste concurso organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Capricho Setubalense.

Quem repete uma presença na final, após ter participado na edição transata, é Maria Caetano, 55 anos, de Setúbal. Perante uma sala com perto de centena e meia de pessoas, a fadista setubalense assegurou a participação na gala final, a realizar no próximo sábado, dia 23.

Os dez participantes na derradeira semifinal, que interpretaram dois temas cada para avaliação do júri, foram acompanhados por Custódio Magalhães, na guitarra portuguesa, Vítor Pereira, na viola de fado, e Albano Almeida, na viola baixo.

O júri do “V Concurso de Fado Amador de Setúbal” é constituído pelo maestro Nuno Batalha, em representação da Câmara Municipal, pelo pianista Afonso Malão, pela Capricho Setubalense, e pela fadista Ada de Castro, como convidada.

A gala final do concurso, com a participação de sete concorrentes – Diana Soares, Margarida Piedade, Pedro Calado e Sónia Colaço, apurados na primeira semifinal, e Sofia Ferreira, Milene Sofia e Maria Caetano, na segunda –, decorre às 21h30, na Sociedade Musical Capricho Setubalense.

O bilhete, com jantar incluído, custa 13,5 euros, com possibilidade de reservas junto da Capricho Setubalense, através dos telefones 968 662 886 e 919 012 585, ou, a partir das 17h00, do número 265 522 327.

Em disputa no “V Concurso de Fado Amador de Setúbal” estão dois galardões, um atribuído pelo júri e outro por votação do público, sendo que os vencedores, entre outros prémios, passam a integrar o cartaz de espetáculos da Feira de Sant’Iago, um dos maiores certames regionais do Sul do País.

O vencedor do concurso (prémio do júri) tem ainda direito a um fim de semana para duas pessoas, numa oferta do Hotel do Sado, uma das instituições que apoia esta edição, a par da Rádio Amália, da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra e da Gasvari.