Centro Comunitário YMCA - Bela Vista - inauguração de instalações renovadas

A YMCA Setúbal inaugurou no dia 25 de fevereiro o renovado Centro Comunitário, a funcionar em instalações cedidas pela Câmara Municipal no Bairro da Bela Vista, que usufrui de condições reforçadas para a realização do trabalho de intervenção social junto da população.


O Centro Comunitário YMCA funciona desde 1985 num espaço localizado na Rua do Moinho que necessitava de obras de reabilitação para “melhorar o atendimento e o resultado do trabalho desenvolvido pela instituição em prol dos utentes”, explica o presidente da YMCA Setúbal, Luís Sebastião.

As obras, executadas pela YMCA, permitem melhores condições de trabalho e de conforto para os utilizadores do espaço no qual funcionam as valências de atendimento do RSI – Rendimento Social de Inserção, do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, Centro Comunitário e Atividades de Tempos Livres.

O objetivo é dar resposta às carências da população e capacitar para a mudança social.

“Mais do que um protocolo de RSI e de Ação Social, também temos respostas que se focam no sucesso escolar e na formação profissional. Este é também um espaço de segundas oportunidades”, sublinha Luís Sebastião.

Para o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, a renovação do Centro Comunitário YMCA Setúbal, na Bela Vista, “é um exemplo de que se deve investir na população do bairro” e sublinha o trabalho desenvolvido pela instituição da qual a autarquia é parceira.

“É um trabalho conjunto, quer nas responsabilidades que são nossas, quer nas que são da competência de outras entidades e às quais muitas vezes nos substituímos para dar as melhores respostas às pessoas”, realça André Martins.

Mais de mil famílias são acompanhadas diariamente por cerca de uma centena de profissionais da YMCA Setúbal.

No Centro Comunitário da Bela Vista, a YMCA tem 50 crianças na valência de atividades de tempos livres e apoio ao estudo e 278 processos familiares, que correspondem a 915 beneficiários, na área do atendimento e acompanhamento social do RSI.

Na valência de centro comunitário e de intervenção social há 134 processos familiares ativos, que correspondem a 339 utentes, e o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas acompanha 324 pessoas com apoio alimentar.