O espaço de estacionamento, de utilização gratuita, está a ser criado numa área descaracterizada na zona poente da Quinta da Saboaria, próxima da estrada de acesso às zonas balneares da orla marítima setubalense, para funcionar como ponto de apoio aos utilizadores do corredor ribeirinho requalificado.

Esta intervenção da Câmara Municipal de Setúbal, executada por administração direta, ou seja, com recurso a meios técnicos e humanos da própria Autarquia, visa, numa primeira fase, a criação de cerca de quatro dezenas de lugares de estacionamento.

Os trabalhos incluem o asfaltamento daquele espaço em terra batida, a definição de lugares de estacionamento através de ações de pintura no novo pavimento, a execução de intervenções pontuais de requalificação urbana e a criação de um acesso viário ao estacionamento.

O futuro parque de estacionamento é criado com o intuito de melhorar as condições de acessibilidade à renovada Praia da Saúde e ao Parque Urbano de Albarquel, libertando aquela zona privilegiada de recreio e de lazer para a fruição pedonal e cicloturística.

Para aquela área da Quinta da Saboaria, a Câmara Municipal tem ainda projetada a criação de uma outra bolsa de estacionamento, com cerca de duas dezenas de lugares, operação que será executada numa outra fase, juntamente com um conjunto mais alargado de ações urbanísticas.

A segunda fase inclui ainda a construção de passeios e lancis, a plantação de novas arvores e a definição de pequenas áreas ajardinadas, assim como o reforço da iluminação pública, ações que visam melhorar as condições de atratividade e de usufruto daquela zona habitacional e Setúbal.