ENTIDADE PROMOTORA

Apresentação
Projeto de remodelação
Obras
Constituição da Liga dos Amigos
Como participar na campanha
Lista dos doadores
Programa de atividades
Merchandising
Mascote

 

 

Projeto de remodelação
 

 

 


 

 

A remodelação do Fórum Municipal Luísa Todi resulta da necessidade de proceder a profundas alterações no edifício, por um lado, para travar o processo de degradação do imóvel, por outro, para modernizar este equipamento cultural, aumentando-lhe as valências e as capacidades de uso.

 

O conjunto de intervenções programadas contemplam a ampliação da caixa de palco e do corpo de camarins e a criação de uma sala polivalente a construir por cima.

A ampliação do palco é feita de forma a obter 12 metros de profundidade (mais cinco do que a atual), com a demolição da empena nascente. Associado a este aumento, prevê-se o acrescento da teia e de todos os dispositivos de cena nomeadamente a chaminé de contrapesos, bem como a construção de novos camarins, aproveitando a área de gaveto formada pela ampliação do palco e a caixa de escadas existente.

Esta remodelação inclui também a criação de um fosso de orquestra, o qual permitirá ao edifício acolher a realização de uma maior diversidade de espetáculos.

 

A reestruturação do Fórum observa uma estratégia de melhoria das condições do auditório a nível de conforto, audição e segurança do espetador.

Em termos da acústica, a sala vai conseguir respeitar um compromisso equilibrado com qualidade suficiente para espetáculos de ópera e outros géneros artísticos.

O aumento do conforto para assistência aos espetáculos de diferentes géneros previstos para o recinto passa igualmente pela substituição das poltronas e da alcatifa e pela existência de ar condicionado.

Na empreitada está ainda prevista a dotação do edifício com acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, assim como a instalação da necessária compartimentação cortafogo e de acesso de meios de combate a sinistros.

Novos equipamentos de climatização, uma nova régie de som e luz e de cabines de tradução, o que será conseguido pela redução da tribuna, e um pequeno espaço destinado a crianças onde os pais podem deixar as crianças enquanto assistem a um espetáculo são outras ações programadas.

A primeira mudança que os utentes da sala mais vão sentir será, p
orém, na entrada principal do edifício para o alçado poente, onde ficará situada a nova bilheteira e se instalará um elevador que garantirá o acesso do público ao balcão.

No alçado nascente são instaladas duas escadas exteriores independentes para saída de emergência da sala polivalente e para acesso a zonas técnicas. Será também por este lado que se fará o acesso à nova sala polivalente por via de um elevador, onde existe um pequeno espaço de restauração, que inclui uma grande janela virada a sul, que permite aproveitar a magnífica vista sobre o estuário do Sado e a península de Troia.

 

Há lugar a uma renovação do foyer, incluindo a área do bar, e das instalações sanitárias, ao nível de redes de águas e esgotos, equipamentos e azulejos.

Defronte da futura entrada principal, a Rua Cecília Rosa de Aguiar ficará mais acolhedora, encerrada ao trânsito e com arranjos paisagísticos.

A segunda entrada fica também localizada no alçado poente, no vértice próximo da Avenida Luísa Todi, onde serão instaladas as bilheteiras. O tradicional acesso ao Fórum permanece aberto, constituindo a terceira via de entrada no Piso 0.

O alçado nascente, na Rua Padre Joaquim Silvestre Serrão, terá uma porta de acesso direto ao palco para a instalação de equipamento, permitindo, inclusivamente, manobras de veículos das dimensões de camiões TIR.

De regresso ao interior do Fórum Municipal, todo o foyer passa a estar preparado para receber o mais variado tipo de exposições e será criado mais um acesso à plateia, sensivelmente na zona onde se encontravam as antigas bilheteiras, próximo, de resto, dos futuros bengaleiros.

No piso 1, correspondente à plateia e palco, passa a existir, fora da sala de espetáculos, uma área reservada a fumadores.

Outra das grandes novidades do Fórum Municipal Luísa Todi é a disposição da sala polivalente, localizada no topo do edifício, com uma vista panorâmica para o Sul, permitindo vislumbrar um cenário privilegiado do estuário e de Troia.

Esta sala, apetrechada com um bar – o segundo, além do previsto para os pisos inferiores –, será feita totalmente de raiz, destinando-se à realização de pequenos espetáculos. A configuração da plateia permitirá receber até quase 140 pessoas, sendo que, caso se trate de um café-concerto, a lotação diminui para 74 lugares.

Financiamento

O financiamento da obra do Fórum Municipal Luísa Todi está previsto no Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal – RESET, já aprovado no âmbito das candidaturas do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.
 

Câmara Municipal de Setúbal  •  Guia de Eventos