21° Muito nublado
Da Música ao Teatro, do Cinema às Artes Plásticas, a Câmara Municipal organiza, apoia e incentiva a realização de vários eventos que colocam em destaque a expressão cultural no concelho.

Música

Criado com o objetivo de contribuir para maximizar o enquadramento multicultural e minimizar as diferenças sociais, o Projeto Fusão baseia-se nas artes performativas para estreitar relações entre o Bairro da Bela Vista e a cidade.

Desta forma, com eventos durante o ano letivo, em diferentes locais de Setúbal e no Fórum Municipal Luísa Todi, esta iniciativa procura enquadrar a comunidade da Bela Visa no contexto global da cidade, garantindo um projeto com a maior continuidade possível.

O Projeto Fusão reúne entusiastas de diferentes artes performativas, em particular da música, da dança e do teatro, que, em grupo, proporcionam espetáculos únicos.

Acontece no mês de agosto, na Feira de Sant’Iago, e em outubro, nas Comemorações do Mês da Música.

O objetivo é proporcionar ao público em geral um espetáculo que inclua as bandas filarmónicas do concelho de Setúbal e que dê continuidade ao trabalho de parceria que, ao longo dos últimos anos, tem sido estimulado e desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal.

Acontece em setembro com o objetivo de proporcionar um concerto com as atuações de artistas que participaram em edições passadas do Festival Eurovisão da Canção.

O Eurovision Live Concert dá a conhecer à população da cidade e do concelho um conjunto de artistas que, de outra forma, dificilmente passariam pelos palcos nacionais.

Este evento coloca Setúbal no mapa europeu das celebrações e iniciativas associadas à Eurovisão. Trata-se da segunda maior festa eurovisiva da Europa e atrai, não só a população local, mas também muitos turistas nacionais e estrangeiros.

Acontece em fevereiro, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, coletividade parceira da Câmara Municipal na organização do evento, com o objetivo de promover o aparecimento de novos valores, não só do concelho, mas a nível nacional.

Os vencedores do concurso e dos prémios do Público e de Melhor Fadista do Concelho recebem o convite para atuar na Feira de Sant’Iago, naquele que é o maior certame da região de Setúbal.

Realiza-se em maio, nos Paços do Concelho e na Baixa da cidade.

O Encontro de Corais Alentejanos – Alentejo Abraça Setúbal representa um espaço de participação da cultura popular do Alentejo, atendendo aos inúmeros residentes no concelho de Setúbal com origens alentejanas. O município faz, desta forma, uma homenagem ao povo alentejano e à sua cultura e tradições.

O encontro tem início, tradicionalmente, com uma receção de boas-vindas pelo Executivo aos grupos convidados, a que se segue um desfile pelas principais ruas da Baixa da cidade Setúbal, o qual culmina com um concerto dos grupos corais presentes.

O fado ocorre, entre junho e setembro, nos locais ao ar livre de todo o concelho menos esperados para acolher espetáculos de música.

O projeto visa promover o trabalho de um conjunto de fadistas que mantêm uma relação próxima com a cidade de Setúbal e oferecer, simultaneamente, à população uma série de concertos dedicados à canção nacional.

Os concertos, de entrada livre, decorrem em diversos locais, nomeadamente em espaços públicos e em coletividades, numa colaboração desenvolvida em conjunto com as juntas de freguesia.

O Festival de Bandas Filarmónicas realiza-se nos atuais moldes desde 2005, centrando-se, principalmente, na Baixa da cidade, onde é habitual realizarem-se concertos no Largo da Misericórdia.

É uma iniciativa da Sociedade Musical Capricho Setubalense que faz justiça às próprias tradições da coletividade sadina na música filarmónica.

A Câmara Municipal de Setúbal é parceira neste projeto que enriquece a atividade cultural do concelho e resulta na principal mostra deste género musical em Setúbal.

A mostra de Música Popular Portuguesa, integrada nas Comemorações do 25 de Abril, apresenta o que de melhor se tem feito a este nível com concertos de músicos emergentes e consagrados.

Poderia ser mais um festival de música, mas traduz-se num evento como poucos em todo o mundo.

Realizado em maio, o Festival de Música de Setúbal destaca-se por reunir a cada edição músicos portugueses e estrangeiros de renome internacional, com artistas locais amadores, muitos deles provenientes da rede escolar concelhia, instituições de solidariedade social e associações de imigrantes.

Todos os programas incluem atuações conjuntas dos artistas profissionais convidados com os músicos amadores, fazendo da música um veículo poderoso para promover a integração, a partilha e a multiculturalidade.

O evento tem página de internet, acessível em www.festivalmusicadesetubal.com.pt.

Concertos de jazz ao vivo animam as tardes de domingo nos jardins e parques da cidade entre os meses de junho e setembro.

Programa musical comemorativo do Dia Mundial da Música, 1 de outubro, que promove ao longo de todo o mês vários projetos das escolas de música locais, atuações de bandas convidadas, concertos dinamizados por grupos corais, espetáculos pensados especificamente para o público jovem, debates, exposições e animações de rua sugeridas pelas entidades que colaboram com a Câmara Municipal.

Com origem em Lisboa e Oeiras, o festival tem extensão em Setúbal, no mês de outubro.

Constitui a Temporada de Música Antiga, com a realização de concertos e workshops, em estreito envolvimento com estruturas artísticas locais.

É organizado pela MAAC – Música Antiga Associação Cultural, sob a direção do maestro João Paulo Janeiro.

Evento que se realiza desde 2011, no mês de janeiro, com workshops e concertos de jazz.

Organizado em colaboração com a Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Teatro

Programa de atividades na área das artes cénicas, desenvolvido no mês de março e em parceria com companhias profissionais e grupos de teatro amadores e escolares.

Procura levar manifestações teatrais a todo o concelho, através do intercâmbio entre grupos, promovendo a troca de experiências através da realização de oficinas de teatro, espetáculos e workshops para assinalar o Dia Mundial do Teatro, efeméride que se cumpre a 27 de março.

Festival anual de teatro, realizado em agosto, que se caracteriza pela apresentação de formas artísticas emergentes e de natureza multidisciplinar, organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

Os programas incluem, a cada edição, sessões de teatro, música, curtas-metragens, oficina de teatro, debates, espaço de conto, exposições, espetáculos de sala e de rua.

Festival anual de artes de rua, realizado em setembro, que concilia iniciativas de artes performativas, cinema, fotografia e música, assim como artes plásticas

Cada manifestação artística é apresentada em diferentes espaços públicos da cidade.

Evento do Teatro do Elefante, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Espetáculos de teatro apresentados, ao longo do ano, por grupos de teatro amadores, em espaços das cinco freguesias do concelho.

Através de uma política de descentralização, pretende-se abranger diversos públicos e fomentar o gosto pelas artes cénicas.

Apresentação de espetáculos de teatro aos alunos do pré-escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundário das escolas da rede pública do concelho, ao longo do ano letivo.

A fruição do espetáculo de teatro na escola contribui para a criação de novos públicos e para a educação artística e cultural dos alunos.

Mostra não-competitiva de teatro e artes performativas para todos os públicos.

Realiza-se em maio e está aberta a espetáculos produzidos por agentes culturais nacionais, tendo ainda o objetivo de incluir a participação de grupos estrangeiros para promoção do intercâmbio cultural.

Evento promovido pelo GATEM – Espelho Mágico, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Dança

Evento que decorre ao longo do ano, em diversos espaços públicos e equipamentos culturais, com o objetivo de articular formas de arte variadas, nomeadamente arte de rua, dança e animações musicais.

O Clube de Tango de Setúbal é parte integrante do programa de dança para o município e pretende despertar o interesse da população para a prática do tango argentino.

A programação pode ser consultada na Casa da Cultura e redes sociais do município.

Programa de celebração do Dia Mundial da Dança, assinalado a 27 de abril, com atividades como workshops, espetáculos, aulas abertas e animações para o público em geral, em diversos espaços públicos e equipamentos culturais do concelho.

A programação pode ser consultada nos diversos equipamentos culturais e redes sociais do município.

Evento que se realiza em agosto, em diversos espaços públicos e equipamentos culturais, com o objetivo de dar a conhecer aos munícipes e turistas da cidade as valências culturais do concelho através da oferta de um programa alusivo à promoção do bem-estar e de incentivo à prática da dança.

O Setúbal Salsa Experience pretende fazer de Setúbal o ponto de encontro da comunidade da salsa e danças latinas em Portugal.

A programação pode ser consultada em Setubal Salsa Experience.

Evento que traz à cidade de Setúbal, em outubro, no Fórum Municipal Luísa Todi, uma das maiores competições de dança hip hop em Portugal, com a participação das crews sujeita a convite.

Evento realizado no mês de setembro, no Auditório José Afonso, com os objetivos de estimular a população a frequentar aulas de dança e de promover a atividade física e o bem-estar, dando a conhecer os locais e estilos de dança disponíveis em Setúbal. Conta com as presenças de várias escolas do concelho.

Cinema

Diariamente às 21h30, às quintas e sextas-feiras, às 18h00, sábados e domingos, às 16h00.

Para programação especial em períodos de férias escolares, por favor consulte a página Equipamentos Culturais.

Programação regular, às segundas-feiras, de setembro a julho, em formato de workshop, dirigido pelo realizador Lauro António.

Projeto que incentiva a criação na área do cinema de curta-metragem.

Tem como vocação específica ser um agente promotor e divulgador da criação e produção artística audiovisual portuguesa.

Existem em Portugal audiências cada vez mais informadas e interessadas neste tipo específico de manifestação artística e cultural, cabendo, assim, às autarquias apoiar, através dos equipamentos e meios de que dispõe, uma oferta cultural de qualidade descentralizada, facilitando o seu acesso a um público que é cada vez mais vasto e que não habita necessariamente nas duas grandes áreas metropolitanas do país.

Adicionalmente, decorrem atividades paralelas, ao longo do ano, com o objetivo de divulgar o cinema de curta-metragem junto do público mais jovem e da população escolar, numa ótica de formação de novos públicos e hábitos culturais, nomeadamente:

  • Vertente de caráter formativo, através da realização de workshops de introdução ao cinema para estudantes do 1.º ciclo, a terem lugar nas escolas do concelho, mediante respetiva inscrição, ministrados por entidades parceiras da iniciativa com experiência comprovada nesta área
  • Sessões de conversas com jovens realizadores nacionais e locais, nas quais se pode discutir com os próprios criadores os processos de elaboração de algumas das suas obras, que são também exibidas
  • Exibição de seleções provenientes dos espólios de festivais portugueses de curtas-metragens vocacionadas para as audiências mais jovens
  • Exibição de seleções provenientes dos espólios de festivais portugueses de curtas-metragens a decorrer nos vários equipamentos municipais existentes
  • Exibição de extensões de outros festivais nacionais, ao longo do ano, que se associem a esta iniciativa
  • O Dia Mais Curto
  • Concertos
  • Cinema para bebés

Evento que decorre durante o mês de abril em 14 cidades portuguesas e 9 de países lusófonos, com programação organizada pela Associação Il Sorpasso e o Instituto de Cultura di Italia.

O Município de Setúbal colabora na organização de uma extensão do evento com antes-estreias nacionais de cinema italiano no Cinema Charlot-Auditório Municipal e a realização de sessões para estudantes de língua italiana.

Homenagem ao cinema e à língua francesa, organizada pelo Institut Français du Portugal, que decorre entre outubro e novembro, em várias cidades do país, com a exibição de uma seleção de longas-metragens em antestreia e ciclos de cinema temáticos. Setúbal participa desde 2012, através de uma parceria entre o Município de Setúbal e a Alliance Francaise de Setúbal.

Comemorações

Homenagem à cantora lírica setubalense, nascida a 9 de janeiro, que inclui uma cerimónia evocativa no monumento a Luísa Todi e, habitualmente, a realização de um concerto.

Homenagem ao poeta azeitonense, nascido a 10 de abril, para recordar a importância que a sua obra teve no panorama nacional e a estreita ligação que manteve com o concelho e as suas gentes.

Cerimónias protocolares que têm lugar a 19 de abril, nos Paços do Concelho, para evocar a data da assinatura do documento oficial que assinalou a elevação de Setúbal à categoria de cidade em 1860.

Conjunto de atividades culturais, artísticas e desportivas que assinalam o aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974. Inclui a programação levada a cabo por todo o concelho por Juntas de Freguesias e movimento associativo.

As habituais Comemorações Bocagianas acontecem no dia 15 de setembro, feriado municipal em Setúbal. O programa do Dia de Bocage e da Cidade integra um conjunto de iniciativas culturais, desportivas e de lazer, que habitualmente se prolongam durante todo o mês.

Fiel a uma muito antiga tradição, a 3 de dezembro celebra-se a passagem do aniversário sobre a data da morte de São Francisco Xavier, padroeiro da cidade de Setúbal e orago da Capela do Palácio Fryxell, onde está instalada a Reitoria do Instituto Politécnico de Setúbal. As comemorações dividem-se pelo Salão Nobre dos Paços do Concelho, Monumento a S. Francisco Xavier, na Praça da República – Jardim da Beira-Mar, e Reitoria do Instituto Politécnico de Setúbal.

Moda e Styling

Fashion Concept Design

Evento que se insere na estratégia de promoção de atividades que fomentem a dinamização de equipamentos municipais, valorizando o encontro entre cidadãos, visitantes e turistas, bem como entre os agentes culturais, através da exposição, em local público, de esculturas, pinturas, instalações, fotografias e artigos de moda e design.

Setúbal Fashion Weekend

Homenagem ao poeta azeitonense, nascido a 10 de abril, para recordar a importância que a sua obra teve no panorama nacional e a estreita ligação que manteve com o concelho e as suas gentes.