loader-image
temperature icon 12°C
Qualidade do Ar Qualidade do Ar

Infraestruturação de espaço baldio na Rua Luís Furtado | Vila Nogueira de Azeitão

Infraestruturação de um espaço público, baldio, existente a tardoz de lotes da habitação, confinante com as ruas Dr. Luís furtado, Dr. Francisco Gonçalves de Oliveira e Sebastião Quaresma, em Vila Nogueira de Azeitão
Infraestruturação de espaço baldio contíguo à Rua Luís Furtado (Vila Nogueira de Azeitão)

CONSIGNAÇÃO

Dezembro de 2022

CONCLUSÃO

Janeiro de 2023

INVESTIMENTO

9 052,40 € (acresce o IVA à taxa legal em vigor)

GÉNERO

Empreitada.
Obra adjudicada a EDUARDO PIRES – CONSTRUÇÕES, LDA

Vantagens
da Intervenção

A presente intervenção no espaço em apreço ao nível dos passeios, dos espaços verdes e do sistema de drenagem de águas contribui para a implementação de melhorias na circulação e acessibilidade e das condições de segurança para os moradores.

Resumo
da Intervenção

INTRODUÇÃO

Infraestruturação de um espaço público, baldio, existente a tardoz de lotes da habitação, confinante com as ruas Dr. Luís furtado, Dr. Francisco Gonçalves de Oliveira e Sebastião Quaresma, em Vila Nogueira de Azeitão, na União de Freguesias de Azeitão.

A presente intervenção visou:
| Dotar de condições dignas de circulação pedonal no referido espaço público;
| Implementar a instalação de um eficaz sistema de drenagem de águas pluviais.
Apesar dos arruamentos contíguos já se encontrarem dotados das infraestruturas de drenagem de águas pluviais, encontrava-se em falta a implementação de um eficaz sistema de drenagem de águas pluviais dos lotes bem como do próprio espaço público objeto da presente intervenção. Tendo em consideração a natureza do espaço público, assim como o tipo de drenagem das coberturas dos edifícios, que predominantemente drenam para o terreno natural, optou-se por uma solução de escoamento superficial e com pendente mínima de 1% para os arruamentos contíguos (Rua Dr. Luís Furtado e Sebastião Quaresma).

IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DA ÁREA SUJEITA A INTERVENÇÃO

A intervenção iniciou com a implementação dos troços dos sistemas de drenagem de águas pluviais. Só posteriormente, se deu início à colocação dos lancis, para delimitação do espaço destinado à manutenção do arvoredo existente.

PASSEIOS

Foram executados com calçada de vidraço, usada nos passeios com acesso ao interior dos lotes para veículos automóveis.BORDADURA DO ESPAÇO VERDE A MANTER
O lancil de betão foi assente em fundação de betão simples de 250 [kg] de cimento/m3 de betão com 0,12[m] de espessura.

DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS

Na definição e traçado do sistema público de drenagem de águas residuais pluviais foram tidos em consideração os seguintes aspetos:
| Projeto de desenho urbano, características do terreno e características das construções;
| Indicação dos pontos de drenagem, cadastro da rede de drenagem pública pluvial, existente nos arruamentos contíguos, declives propostos e constantes no mesmo;
| Cumprimento da legislação em vigor para o tipo de sistema a dimensionar.

Páginas relacionadas

Visita à obra de construção dos primeiros 48 fogos de renda acessível dos mil que o IHRU tem previsto edificar em Setúbal
Obras
Saiba mais
Obras Municipais
Obras Municipais
Saiba mais
União Europeia | Bandeira
Obras Municipais Financiadas
Saiba mais
Avenida dos Ciprestes - Repavimentação
Rede Viária | Administração Direta
Saiba mais