18° Céu limpo

Setúbal Bay – Natação em Águas Abertas

A Setúbal Bay International Swim Marathon foi criada em 2006 como uma prova do circuito da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas, atraindo, desde a primeira edição, os melhores atletas mundiais da modalidade.

O êxito organizativo das cinco primeiras edições levou a que a prova se designasse em 2011 de FINA Setúbal Bay 10 Km World Cup, sendo eleita como a derradeira prova de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, assumindo, esse ano, o título de FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2012. Esta edição contou com José Mourinho como patrono.

Com meta tradicionalmente instalada no Parque Urbano de Albarquel, os nadadores percorrem a distância olímpica de dez quilómetros, num percurso retangular, com dois mil metros de extensão, distribuído ao longo das águas do Sado.

A prova sadina, resultado de uma parceria entre a Federação Internacional de Natação, a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal de Setúbal, representa habitualmente um desafio com maior índice de dificuldade para os atletas, com águas sensivelmente entre os 18 e os 20 graus, mais frias quando comparadas com a maioria das restantes etapas do circuito mundial.

Nesta modalidade, de resto, não foi permitido, até 2017, o uso de fatos isotérmicos pelos nadadores.

A partir da edição de 2017, os fatos passaram a ser obrigatórios quando as águas para competição se encontrem abaixo dos 18 graus centígrados. O equipamento é opcional para os atletas quando as temperaturas se encontram entre os 18º e os 19,9º. Os fatos continuam proibidos em registos mais quentes do os 19,9º.

A espetacularidade do evento, com várias edições a serem disputadas em emocionantes retas finais, e frequentemente complementado com outras iniciativas, como exibições de acrobacias aéreas, atrai, ano após ano, milhares de pessoas na assistência.

O Programa iniciou-se no ano de
2000

Caracterização do Programa
O programa De Pequenino… caracteriza-se pela implementação de atividades regulares de psicomotricidade nos jardins de infância da rede pública escolar de Setúbal e pela realização de atividades físicas e desportivas, de caráter pontual e de convívio.

Objetivos

  • Estimular o desenvolvimento global da criança
  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança
  • Contribuir para a igualdade de oportunidades
  • Promover e estimular o gosto pela prática de atividades físicas
  • Generalizar o acesso à prática regular de atividades físicas, fundamental para o desenvolvimento integral da criança

Destinatários
O programa destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública.

Tipo de intervenção
A metodologia para o desenvolvimento deste projeto assenta em duas áreas de intervenção distintas:

  • Atividades regulares
    Atividades de psicomotricidade nos jardins de infância, uma vez por semana, de setembro a junho
  • Atividades pontuais
    Realização de um conjunto de atividades de convívio, sob a forma de ateliers de expressão, a desenvolver durante o terceiro período do ano letivo e envolvendo os jardins de infância. Atividades nas áreas das perícias e manipulações, jogos tradicionais e percursos gímnicos

Periodicidade
A intervenção dos técnicos municipais é de uma vez por semana em cada jardim de infância. O objetivo é que a atividade física realizada seja repetida em autonomia pelas educadoras mais uma ou duas vezes ao longo da semana. As sessões têm a duração de 30 minutos.

Locais de intervenção
As atividades regulares realizam-se nos jardins de infância e as atividades pontuais em espaços definidos de acordo com a proximidade ao Parque do Bonfim, ao Parque Verde da Bela Vista e ao Jardim da Bacalhôa.

Caracterização
O programa Desporto nas Escolas – 1.º Ciclo, criado em 1993, caracteriza-se pela implementação de atividades físicas junto dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

 

 

Objetivos

  • Promover a implementação da atividade física no 1.º ciclo do Ensino Básico, privilegiando a escola como local fundamental para o desenvolvimento integral da criança
  • Promover e estimular o gosto pela prática física e desportiva, proporcionando a melhoria das qualidades físicas, bem como a aquisição de hábitos de prática regulares fundamentais para o desenvolvimento da criança
  • Contribuir para a generalização do acesso à prática regular da atividade física e desportiva devidamente orientada em termos pedagógicos

 Tipo de Intervenção

Atividades físicas e desportivas concretizadas separadamente para os 1.º e 2.º anos e para os 3.º e 4.º anos de escolaridade:

  • 1º e 2.º anos de escolaridade
    Ateliers de atividades físicas e desportivas nas áreas específicas dos jogos desportivos, danças do mundo e jogos tradicionais (uma vez por período em cada escola)
  • 3º e 4.º anos de escolaridade
    Atividades físicas e desportivas nas áreas da natação e do atletismo

As atividades de natação decorrem nas piscinas municipais de Azeitão e das Palmeiras (em blocos de nove a dez aulas) e as atividades de atletismo no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal (uma a duas vezes por período). Os transportes são da responsabilidade da Câmara Municipal.

A natação é gratuita no Agrupamento de Escolas de Azeitão (devido à sua proximidade geográfica com a Piscina Municipal de Azeitão) e para as escolas da periferia urbana (Faralhão, Manteigadas, Praias do Sado, Gãmbia, Alto da Guerra e Montinho da Cotovia), num esforço fundamental da autarquia na promoção da igualdade de oportunidades.

Periodicidade

Ateliers de Atividades físicas

  • Nas escolas do 1.º ciclo às quartas-feiras (manhã e tarde)

Natação

  • Piscinas Municipais das Palmeiras às segundas-feiras (período da manhã)
  • Piscinas Municipais das Azeitão às sextas-feiras (período da manhã)

Atletismo

  • Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal às terças e quintas-feiras (manhã e tarde)

Dia D
Atividade desenvolvida durante três dias (dois no Estádio do Bonfim e um nas instalações do Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão) destinada às escolas do 1.º ciclo e implementada em parceria com o Desporto Escolar e várias instituições do movimento associativo.

O projeto Activo dos 0 aos 100 destina-se à população em geral, sem exceção de idade ou género, na convicção de que a atividade física é um veículo fundamental da promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas.

 

 

Objetivos

  •  Promoção da atividade física, do combate a estilos de vida sedentários
  • Criação de momentos e espaços de grande participação desportiva e de lazer acessível a todos
  • Promoção da ocupação saudável dos tempos livres e de lazer de toda a família
  • Participação das famílias contribuindo para a coesão das comunidades
  • Abrangência do maior número possível de munícipes correspondendo às suas expectativas e necessidades salvaguardando sempre os seus diferentes níveis de prestação
  • Contribuição para a generalização da prática física no concelho
  • Concretização do acesso ao desporto como um direito inalienável e da sensibilização de todos os munícipes para os valores ambientais e patrimoniais no contexto das atividades físicas e recreativas
  • Estão envolvidas neste projeto mais de 30 instituições, que em articulação com a autarquia dinamizam as atividades ou dão apoio na implementação das mesmas, especialmente ginásios e instituições ligadas ao movimento associativo

A metodologia para o desenvolvimento deste projeto passa pela implementação de atividades entre setembro a julho de caráter regular e outras de caráter pontual. As atividades são as mais ecléticas e o mais abrangentes possível, envolvendo todo o tipo de desafios físicos e desportivos, como o fitness, a ginástica, o atletismo, as caminhadas, a canoagem e o remo.

Programa regulares

“Manhãs no Parque”
Conjunto de atividades desportivas diversas, dinamizadas todos os sábados de manhã no Parque Urbano de Albarquel. De abril a dezembro

“Manhãs no Ginásio”
Conjunto de atividades desportivas diversas, dinamizadas todos os sábados de manhã de forma rotativa pelos ginásios/instituições parceiras. De janeiro a março

“Caminhadas no Parque”
Todas as quartas-feiras à tarde, alternando a cada semana com um parque diferente:

1.ª Semana do mês – Parque do Bonfim
2.ª Semana do mês – Parque de Vanicelos
3.ª Semana do mês – Praia da Saúde/PUA
4.ª Semana do mês – Parque Verde da Bela Vista

Iniciativas pontuais
Com caráter pontual são desenvolvidas várias atividades em instalações municipais e de outras entidades. Alguns exemplos destas atividades são “Avós aos Netos”, “Aulas Abertas”, “Circuitos Aventura”, “Passeios Pedestres”, “Ativamente em Família”. 

O Programa iniciou-se no ano de
 2001

 Caracterização
O Desportivamente em (Re)Forma, criado em 2001, caracteriza-se pela implementação de atividades regulares de gerontomotricidade e de convívio destinadas à população sénior, nomeadamente munícipes em situação de reforma.

Objetivos

  • Sensibilizar para a prática do exercício físico, como veículo de promoção de bem-estar, saúde e qualidade de vida
  • Colaborar na melhoria do estilo de vida das pessoas idosas
  • Prevenir doenças
  • Proporcionar bem-estar físico, psíquico e mental
  • Reencontrar momentos de convívio e de lazer
  • Minimizar situações de isolamento

Tipos de intervenção

  • Implementação de atividades físicas específicas da gerontomotricidade, nomeadamente ginástica, hidroginástica, danças sociais e boccia, de forma regular (uma ou duas vezes por semana) de setembro a junho
  • Controlo e avaliação da aptidão física funcional através da aplicação da Bateria de Testes de Fullerton, em dois períodos distintos do ano, no decorrer das aulas de ginástica
  • Análise pontual de aspetos específicos no âmbito da saúde, através da realização de rastreio cardiovascular (avaliação e controlo da tensão arterial, do peso, colesterol, triglicéridos e da glicémia).
  • Atividades pontuais de convívio e de lazer, como os convívios de Natal e da Páscoa, Baile de Máscaras, Matinés Dançantes e Encontros Municipais de Boccia.
  • Atividades de formação, em formato de palestras, sobre temáticas como a “Alimentação no Idoso”, as “Doenças Cardiovasculares”, “A atividade Física e a Osteoporose”, os “Exercícios de aulas/Atividades Domésticas” ou o “Treino em casa”

Periodicidade

Atividades regulares

  • Hidroginástica, Dança, Boccia e Chi Kung – Uma vez por semana
  • Ginástica – Duas vezes por semana

Como participar?

A Divisão de Desporto assume a responsabilidade e coordenação deste projeto, em articulação com a Divisão de Inclusão Social, que procede às inscrições dos utentes.

Locais

Hidroginástica

  • Piscina do Complexo Desportivo du Bocage – LATI
  • Piscina Municipal de Setúbal/Palmeiras
  • Piscina Municipal de Azeitão
  • Piscina ACM da Bela Vista

 Ginástica

  • Polo do Bonfim: Pavilhão Casa de Pessoal da Secil
  • Polo de Vanicelos: Instalações do Centro Comunitário de Vanicelos
  • Polo de S. Lourenço/S. Simão: Piscina Municipal de Azeitão
  • Polo do Sado: Instalações da União C.R.D. “O Praiense”
  • Polo ACM da Bela Vista: Ginásio ACM da Bela Vista
  • Polo das Manteigadas: Pavilhão Municipal das Manteigadas
  • Polo do Faralhão: Instalações da cooperativa de habitação “Bem-vinda a Liberdade”
  • Polo da Gâmbia: Instalações da Cooperativa de Habitação “Força de Todos”
  • Polo do Montalvão: Ginásio ACM do Montalvão

 Danças Sociais

  • Polo Dançante: Pavilhão Casa de Pessoal da Secil

 Boccia Sénior

  • Polo das Manteigadas: Multiusos SEI
  • Polo de Vanicelos: Instalações do Centro Comunitário de Vanicelos

Parcerias

  • Junta de Freguesia do Sado
  • Junta de Freguesia da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra
  • Cooperativa de Habitação “Bem-vinda a Liberdade”
  • Cooperativa de Habitação “Força de Todos”
  • União Cultural Recreativa e Desportiva “O Praiense”
  • Casa de Pessoal da SECIL
  • Associação Cristã da Mocidade
  • Associação Humanitária e Bem-Fazer de São Paulo (Centro Comunitário de Vanicelos)
  • Clube Naval Setubalense
  • Complexo Desportivo du Bocage da Liga de Amigos da Terceira Idade – LATI

Mais Informações

Pavilhão Municipal das Manteigadas
Avenida Emídio Graça – Manteigadas
2900 Setúbal
Telf.: 265 739 890 | Fax: 265 739 895
Divisão da Inclusão Social
Rua Amílcar Cabral, n.º 6
2900-219 Setúbal
Telf.: 265 545 170 | Fax: 265 545 179

Os Jogos do Sado, lançados em 2003, têm-se assumido como um exemplo de participação, cooperação e universalidade, numa clara demonstração de como a população e o movimento associativo setubalense se encontram ativos e abertos a desafios dinâmicos, ambiciosos e programados para serem desenvolvidos em equipa.

Privilegiando um calendário eclético, com aproximadamente quatro dezenas de eventos por ano, o formato continua a ser pensado especificamente para o movimento associativo, facultando meios logísticos, técnicos, financeiros e promocionais, numa qualificação de competências decisiva para a evolução de muitas dessas estruturas.

Através dessa parceria com a Câmara Municipal, meta fundamental e presente desde a primeira edição, o projeto tem conseguido chegar a um público vasto, de todas as idades e motivações.

Também desde a primeira edição, os Jogos do Sado têm-se mantido fiéis ao objetivo de promover, junto da população em geral, atividades de livre acesso, privilegiando a participação voluntária e informal.

Neste âmbito, o projeto tem tido forte implementação junto da comunidade educativa.

A esta dinâmica acrescenta-se naturalmente os muitos parceiros associativos de âmbito nacional, nomeadamente federações desportivas, que também emprestam a sua disponibilidade à concretização dos vários objetivos do certame.

Evolução do número de participantes

2010 | 3460 - Participantes
2011 | 4140 - Participantes
2012 | 5798 - Participantes
2013 | 5855 - Participantes
2014 | 5792 - Participantes
2015 | 6742 - Participantes
2017 | 6241 - Participantes
* Os Jogos do Sado não se realizaram em 2016 devido a Setúbal ter sido Cidade Europeia do Desporto

Os Jogos do Sado destacam-se, ainda, a valorização do património ambiental do concelho como espaço primordial para o desenvolvimento de atividades físicas e desportivas.

A utilização do parque natural da Arrábida, das zonas verdes urbanas e sobretudo do estuário do Sado, tem sido uma aposta ganha pelo projeto e um importante contributo para a dinâmica estabelecida pela gestão municipal com vista à aproximação dos munícipes ao rio. Em contrapartida, a riqueza de património ambiental tem sugerido e dinamizado o desenvolvimento de mais atividades, sobretudo de âmbito regular, conferindo ainda maior ecletismo à oferta desportiva do concelho.

Nas edições mais recentes do certame, praticamente 80 por cento dos eventos programados resultam da utilização dos espaços naturais do concelho e, no mínimo, cerca de 50 por cento desses eventos utilizam o rio como estrutura fundamental de atividade ou competição.

Constituem-se como objetivos gerais dos Jogos do Sado

  • Promover a atividade física e o desporto junto de toda a população do concelho, reforçando a coesão e a inclusão social e reduzindo os índices de sedentarismo
  • Contribuir para o processo de desenvolvimento desportivo do concelho, promovendo uma melhoria na qualidade técnica e formativa das atividades e generalizando a prática do desporto e a implementação de hábitos de vida saudável
  • Responder a necessidades concretas de vida dos diferentes grupos da população, em concreto no domínio da saúde, da sociabilidade, da integração social e da afirmação individual e coletiva das suas capacidades
  • Desenvolver princípios de natureza formativa e cultural, contribuindo para a humanização da prática desportiva através da promoção do espírito desportivo e do fair-play