Encontre atrações, restauração e muito mais em visitsetubal.com
Reunião Pública Ordinária dia 1 de abril, às 16h30. Assista aqui em direto
ALERTA :: Risco de incêndio. Previsão de tempo muito quente durante a semana. Mais informações em prociv.gov.pt
Encontre eventos, atrações, restauração e muito mais em visitsetubal.com
Reunião Pública Ordinária dia 4 de junho, às 16h30. Assista aqui em direto
Junho de 2022
Julho de 2023
30.813,09 €
(acresce IVA à taxa legal em vigor)
Empreitada.
Obra adjudicada a URBILESTO, UNIPESSOAL, Lda.
Melhoria das condições de segurança rodoviária, acessibilidade, circulação viária e pedonal e drenagem pluvial.
Requalificação da Rua Alexandre Cardoso, troço nascente, em Vendas de Azeitão, União de Freguesias de Azeitão. Pese embora o referido arruamento já se encontrar dotado das infraestruturas de drenagem (sistema unitário), abastecimento de água, gás, rede elétrica e rede de telecomunicações, encontra-se em falta a implementação de um sistema eficaz de drenagem de águas pluviais. A presente intervenção visa atender às diversas solicitações dos moradores, e que de um modo geral se cingem a:
| Pavimentar o troço de arruamento e concluir as bermas existentes, em terra batida, que passarão a cumprir a função de passeios;
| Requalificar o sistema de sinalização viário (horizontal e vertical).
IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DA ÁREA SUJEITA A INTERVENÇÃO
O referido arruamento desenvolve-se em forma de ‘L’ invertido ao longo de cerca de 270 m, com início na rua do Poço, a sudoeste, e termo na Rua 25 de Abril, a nascente. O troço de arruamento sujeito à presente intervenção compreende apenas a parte nascente da Rua Alexandre Cardoso, com cerca de 70 m de comprimento.
ÂMBITO DOS TRABALHOS A REALIZAR
A Rua Alexandre Cardoso funciona, basicamente, como um arruamento de serventia local, numa área com características habitacionais, composta por moradias unifamiliares (com máximo de 2 pisos). A circulação viária caracteriza-se por ser, essencialmente, local e ligeira.
A construção ao longo dos tempos, com exigências e características construtivas distintas, não permitiu harmonizar materiais, acabamentos e conceções construtivas no espaço público.
TRAÇADO VIÁRIO
Considerando estas características do tráfego automóvel, a presente intervenção tem como objetivos:
| Implementação de um sistema funcional de circulação viária e de pavimentação adequada ao tipo e intensidade do tráfego viário;
| Promover a execução de passeios, garantindo a circulação pedonal de forma segura. Tal opção inviabilizará a criação de lugares de estacionamento de veículos ligeiros, no exterior dos lotes, que, no entanto, estão garantidos no interior dos mesmos;
| Implementação de um sistema de sinalização viária, horizontal e vertical, visando o incremento da segurança da circulação automóvel e dos peões.
PERFIL TRANSVERSAL TIPO
Considerando as caraterísticas locais, em termos topográficos e altimétricos, não é possível garantir perfil transversal uniforme para os arruamentos, sejam de dois sentidos sejam de sentido único. No entanto tentou-se garantir um perfil mínimo de 2 x 3,00 [m] = 6,0 [m], para os troços de arruamento com duplo sentido.
ARRUAMENTOS
A maior parte da área sujeita à presente intervenção encontra-se já pavimentada, sendo a exceção o troço nascente da Rua Alexandre Cardoso. Quanto às áreas da Rua Alexandre Cardoso por pavimentar, que genericamente correspondem a parte do troço nascente, devem merecer a intervenção preconizada para o local. Serão executados com duas camadas de base e sub-base em “toutvenant”, com 0,075 cm cada, e duas camadas de tapete betuminoso com a espessura de 0,05 [m] da camada de desgaste e com cerca de 0,05 m de espessura da camada base.
SINALIZAÇÃO VIÁRIA
Está prevista a implementação de sinalização, horizontal e vertical, de acordo com as Normas do I.E.P. Toda a sinalização vertical a implantar obedecerá ao Código da Estrada em vigor, sendo utilizados sinais de dimensão normal (70 cm de lado ou diâmetro + orla exterior). Os sinais serão em chapa de alumínio de 2mm / 2,5mm de espessura reflectorizados com tela 3M. Estes serão fixados em postes de tubo galvanizado de diâmetro 2” com uma altura livre de 2,20m entre o solo e a parte inferior do sinal permitindo assim a circulação de peões com toda a segurança. Os postes serão encastrados num maciço de betão B20 com 0,50m de aresta a uma profundidade que permita um recobrimento, na base do prumo, de 0,10m.
DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS
Pese embora a Rua Alexandre Cardoso já seja abastecida por grande parte das redes de infraestruturas, o sistema de drenagem é, ainda, unitário. Tendo em consideração a dimensão do troço a intervir, a pendente existente para os arruamentos contínuos, a ausência de sistema de drenagem pluvial próximo e a inexistência de uma qualquer linha de água contígua, para onde possa ser realizada a descarga pluvial, considerou-se não ser imprescindível contemplar a inclusão de um sistema de recolha e encaminhamento de águas pluviais deste troço de arruamento da Rua Alexandre Cardoso.