Informação e serviços autárquicos

Informação e serviços autárquicos

☀️16 °C
Qualidade do Ar Qualidade do Ar

A candidatura de Setúbal a Capital Portuguesa da Cultura 2028 tem como lema “Setúbal – Mar de Cultura”. Esta é uma candidatura de todos os que vivem Setúbal, sendo um processo aberto e mobilizador. A candidatura será entregue oficialmente a 3 de dezembro. Apresente o seu contributo

Candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028

MANIFESTO

Uma candidatura de Setúbal com Setúbal

O Município de Setúbal está a preparar a candidatura do concelho ao título de Capital Portuguesa da Cultura 2028, sob o mote de trabalho “Setúbal — Mar de Cultura”.

A decisão de avançar com esta candidatura foi aprovada por unanimidade em reunião da Câmara Municipal, assinalando o início de um processo que se quer aberto, participado e profundamente ligado à identidade de Setúbal e Azeitão.

Mais do que disputar um título, esta candidatura representa uma oportunidade para olhar o concelho, reconhecer aquilo que somos, valorizar quem todos os dias trabalha pela cultura e pensar, em conjunto, aquilo que queremos ser no futuro.

Setúbal possui uma identidade singular

É uma cidade de criação e de memória. De património e de contemporaneidade. De mar, rio e serra. De bairros, freguesias, escolas, coletividades e comunidades. De artistas, músicos, atores, escritores, cineastas, técnicos, artesãos, professores, investigadores e criadores. Uma cidade onde o passado dialoga, todos os dias, com o presente.

É também um território profundamente marcado pelo Sado e pela Arrábida, pelo Mercado do Livramento, pela gastronomia, pela atividade marítima, pela memória industrial e conserveira, pelos vinhos, pelo Moscatel, pelo queijo de Azeitão, pelas tradições, pelos saberes e pelas histórias transmitidas entre gerações. Marcos como o Convento de Jesus – hoje integrado na rede de museus e galerias da cidade e recentemente finalista das Novas 7 Maravilhas de Portugal 2026, na categoria Religião – são prova viva desse património que atravessa gerações.

A cultura de Setúbal vive nos palcos, nos museus, nas bibliotecas, nos arquivos, nas salas de espetáculo e nos espaços de criação artística. Mas vive também nas ruas, nas praças, nos mercados, nas associações, nas escolas, nas freguesias, nas festas, nas cozinhas, nas oficinas, nas memórias familiares e nas pessoas.

É essa visão ampla da cultura que estará na base da candidatura - a mesma que já nos compromete a fazer de Setúbal uma cidade de criação sustentável

Queremos construir uma proposta capaz de valorizar a criação artística e os agentes culturais locais, proteger e reinterpretar o património, dar voz às memórias da cidade e do concelho, envolver as escolas e os jovens, reforçar o papel das coletividades e das comunidades, apostar na mediação cultural e na coesão do território, promover a acessibilidade e a inclusão, valorizar a paisagem e a sustentabilidade, reconhecer a gastronomia como património vivo, tecer novas redes entre quem cria e quem vive a cultura e projetar Setúbal para além de 2028.

Queremos uma candidatura que tenha lugar para os grandes equipamentos culturais, mas também para os pequenos espaços e para as iniciativas de proximidade.

Uma candidatura que chegue ao centro da cidade, mas também às freguesias, aos bairros e às comunidades.

Uma candidatura que reconheça quem já faz cultura, mas que abra portas a quem ainda não encontra espaço para participar.

Uma candidatura que respeite a história, mas que seja capaz de imaginar o futuro.

Uma candidatura que envolva artistas, instituições, escolas, universidades, associações, coletividades, empresas, comércio, restauração, turismo, entidades ambientais, jovens, seniores e cidadãos.

Porque uma Capital Portuguesa da Cultura não pode ser apenas um calendário de eventos

Deve ser uma oportunidade para aproximar pessoas, fortalecer instituições, criar novas redes, estimular a participação, apoiar a criação, valorizar o território e deixar um legado que perdure muito para lá de 2028 – uma cidade onde a cultura seja, cada vez mais, um direito de todos.

É com esse propósito que o Município inicia agora um processo de conhecimento, escuta e participação – dando continuidade a um caminho de escuta que a cidade já começou a percorrer.

Vamos conhecer melhor os equipamentos culturais. Vamos ouvir os agentes e as instituições. Vamos reunir com os diferentes setores do concelho. Vamos criar momentos públicos de debate e participação. Vamos recolher ideias, identificar necessidades, reconhecer oportunidades e perceber o que Setúbal pode construir em conjunto.

Não queremos apresentar, à partida, todas as respostas

Queremos começar por fazer as perguntas certas

O que torna Setúbal culturalmente única? Que memórias não podemos perder? Que lugares devemos valorizar? Que projetos fazem falta? Que públicos precisam de ser mais envolvidos? Que oportunidades ainda não estamos a aproveitar?

E, acima de tudo, o que queremos que fique em Setúbal depois de 2028?

Esta candidatura será tanto mais forte quanto mais partilhada for a sua construção. Por isso, queremos ouvir cada instituição, cada agente cultural, cada coletividade, cada escola, cada associação, cada comunidade e cada cidadão que queira contribuir.

Queremos ouvir quem vive Setúbal todos os dias. Quem aqui nasceu. Quem aqui trabalha. Quem aqui estuda. Quem aqui cria. Quem aqui cuida. Quem aqui empreende. Quem aqui preserva memória. Quem aqui imagina futuro.

EMBAIXADORES

AGENDA

Num conjunto de reuniões - nos dias 13, 14 e 15 de julho - foram auscultados agentes, instituições e cidadãos em geral para contributos no âmbito da candidatura de Setúbal a Capital Portuguesa da Cultura 2028

Fórum Municipal Luísa Todi | Interior

13 de julho . Paços do Concelho

“Cultura, Criação, Património e Equipamentos”

Dedicada a artistas, companhias, músicos, escritores, artes visuais, cinema, produção, programação cultural, associações e coletividades, historiadores e entidades patrimoniais

14 de julho . Paços do Concelho

“Território, Paisagem, Sabores, Turismo e Economia Local”

Dedicada a agentes ligados à Arrábida e Sado, comunidades marítimas, mercados, gastronomia, produtores, hotelaria, comércio, turismo, empresas, urbanismo e frente ribeirinha

15 de julho . Paços do Concelho

“Comunidade, Educação, Juventude, Freguesias e Inclusão”

Dedicada a estabelecimentos de ensino do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, Instituto Politécnico de Setúbal, associações juvenis, juntas de freguesia, coletividades, IPSS, universidades seniores e associações sociais

Auscultação

Porque esta é uma candidatura de todos e para todos, a população foi ouvida. Conheça aqui o resumo dos resultados dessa auscultação pública

OUVIMOS SETÚBAL

Conheça os resultados do processo de auscultação da candidatura

OS NÚMEROS

Centenas de cidadãos e cidadãs contribuíram com projetos e propostas para melhorar a candidatura setubalense. O programa final é também resultado direto desta auscultação 

OS TEMAS

São estes os temas identificados pela população como os principais catalisadores da candidatura de Setúbal a Capital Portuguesa da Cultura 2028

A IDENTIDADE CULTURAL

Do Património à Arrábida, a identidade cultural de Setúbal é o produto de vários elementos que enriquecem a realidade do território do concelho

O ENVOLVIMENTO

A participação e envolvimento ativos com a programação de Setúbal enquanto Capital Portuguesa da Cultura é um desejo comum à maioria

O FUTURO

Dezenas de contributos recolhidos têm o enorme potencial desenvolver o futuro da Cultura no concelho

A FORÇA DA UNIÃO

Tudo parte de uma ideia simples: esta é uma candidatura feita com as pessoas e para as pessoas. Contamos consigo!

O NOSSO OBRIGADO

Juntos, vamos mais longe!

Notícias
Setúbal - Mar de Cultura

SOS SETÚBAL
CIDADANIA ATIVA

Contamos consigo para gerir o dia a dia de Setúbal.

Envie a sua participação, contributo ou ocorrência para que os serviços municipais possam responder rapidamente à sua solicitação.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório
Câmara Municipal de Setúbal