
SEGUNDA EDIÇÃO
A Câmara Municipal tem vindo a afirmar a marca de Setúbal enquanto Cidade de Criação Artística, seja através da elaboração dos protocolos de cooperação com várias entidades culturais, seja nos ciclos de programação cultural que preenchem a agenda nas mais diversas manifestações artísticas, além da programação regular nos equipamentos.
Reforçando este conceito, o já emblemático espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística assume um lugar particularmente relevante: casa que acolhe o cruzamento das pluralidades criativas, procurando dar expressão a todas as formas de pesquisa artística contemporânea, como as artes visuais, performáticas e performativas, design, literatura, cultura digital, arquitetura, entre outras.
Pelo segundo ano consecutivo, o município de Setúbal lança o programa de Bolsas de Criação Artística, destinado a apoiar criadores e/ou coletivos que desenvolvam projetos pensados para espaços não convencionais, proporcionando-lhes não só um incentivo financeiro, como a possibilidade de usufruírem de uma área de trabalho nas instalações d’A Gráfica – Centro de Criação Artística durante o processo criativo, seja ele de pesquisa, investigação ou experimentação.
Cada bolsa tem o valor pecuniário de 5.000,00 € e podem ser selecionados até três projetos.
Projetos selecionados em 2021

Quis Saber Quem Sou
de António Aleixo
Estreia a 30 de março de 2022
Cinema Charlot – Auditório Municipal
Em 2019 o realizador António Aleixo descobre um tesouro. Onze horas de filme, em Super 8, captadas pelo seu avô, João Rodrigues Aleixo. Esse achado leva-o numa viagem à descoberta de quem foram os seus avós, proeminentes figuras da burguesia Setubalense nas décadas de 60 e 70. Assim, nasce o documentário “Quis Saber quem sou”.

Impressões
de Tânia Dinis
Estreia a 7 de julho de 2022, no âmbito da Mostra de Artes Performativas em Setúbal
A Gráfica – Centro de Criação Artística
“Impressões”, criado especificamente para o contexto de Setúbal e A Gráfica, é uma criação com o seu caráter ficcional, que parte das memórias e da partilha de imagens e outros documentos, de um grupo de participantes ligados à cidade, à sua história, à indústria gráfica, um ritual, uma rotina, também ela familiar, como é o álbum fotográfico: testemunha e depositária de histórias. Mas muitas vezes o álbum está incompleto, o arquivo está à espera de ser organizado, a memória tem espaços vazios, e é a partir daqui que trabalhamos uma nova narrativa, numa viagem por uma linha, uma sequência de imagens de uma determinada região, que é transversal a todos, com a sua relação socioeconómica.

Over Our Heads
de Marta Cerqueira
Estreia a 10 de setembro de 2022
A Gráfica – Centro de Criação Artística
Over Our Heads (OOH — interjeição alongada de espanto, admiração, encantamento ou tristeza) é um convite à exploração do corpo e do espaço onde todas as pessoas são cocriadoras, intérpretes e intervenientes. Somos, à vez, coreografia e cenografia, composição e improvisação, somos uma arte final fugaz e em permanente composição-manifesto, da primeira inspiração à derradeira expiração.
Over Our Heads é uma instalação que tem em destaque aspetos coreográficos e participativos, onde o verbo brincar aparece como área temática e premissa fundamental do processo de aprendizagem e descoberta em todos os mamíferos – brincar e inventar mais, potenciar essa “neblina de coisas” que nos passam pela cabeça. Influenciada pelas artes performativas, a instalação procura devolver ao público uma dimensão de participação mais ativa, fomentando interferências tácitas com a obra, num lugar de convívio que se quer atravessado, experienciado e modelado pelo visitante.