A Câmara Municipal promove uma política empenhada e dinâmica no que toca ao incremento das relações internacionais da instituição.

O diálogo, a reflexão e a colaboração entre cidades e países, com troca de experiências e conhecimentos, estimulando, em simultâneo, a interação comercial, cultural e política, são eixos potenciados nos intercâmbios além-fronteiras desenvolvidos pela Câmara Municipal de Setúbal.

Além da participação em redes temáticas internacionais e da promoção de inúmeras iniciativas na área das relações externas, o município tem estabelecidas geminações quer no território português, caso da cidade de Leiria, quer estrangeiro, casos de Beauvais e Pau, na França, Safi, em Marrocos, Tordesilhas, na Espanha, Porto Seguro, no Brasil, Debrecen, na Hungria, e Quelimane, em Moçambique.

Setúbal tem, também protocolos de cooperação celebrados com as cidades do Tarrafal, em Cabo Verde, Beira, em Moçambique, Almendralejo, na Espanha, e Aksakovo, na Bulgária.

Desde 5 de dezembro de 2018 que vigora, ainda, uma Carta de Intenções entre o concelho sadino e o município de Tianjin, da República Popular da China. Fruto deste acordo, estabelecem-se intercâmbios amistosos entre os dois territórios em diferentes setores, como no âmbito do porto, do comércio e da economia, assim como relações de colaboração na área da Educação, das quais já resultaram, por exemplo, a instalação da Oficina Lu Ban, no Instituto Politécnico de Setúbal, destinada a promover relações de cooperação tecnológica.

Geminações e Protocolos de Cooperação

Almendralejo

33.543

Habitantes

2013

Protocolo de Cooperação com Setúbal

Almendralejo tem os epítetos de “Cidade do Romantismo e da Cordialidade” e de “Cidade Antiga do Vinho”. É a capital da comarca de Tierra de Barros, situada na importante rota da Via de la Plata (antiga estrada romana). Almendralejo oferece turismo enogastronómico, cultural e arqueológico.
www.almendralejo.es

Ações desenvolvidas

  • Participação em diversas feiras de vinho (promoção e divulgação dos produtos vitivinícolas)
  • Intercâmbios gastronómicos e enológicos
  • Intercâmbios culturais, turísticos e empresariais
  • Intercâmbios de estudantes de formação agrária
  • Divulgação de produtos de ambas as regiões

Aksakovo

7.897

Habitantes

2012

Protocolo de Cooperação com Setúbal

Aksakovo é um município localizado no nordeste da Bulgária, próximo do Mar Negro. Está situada a dez quilómetros da cidade de Varna, a terceira maior cidade do país. O município de Aksakovo desenvolve diversos programas de serviços públicos e sociais para a comunidade. A região de Varna foi ocupada pelos turcos no final do século XIV e, posteriormente, pelos russos. Em 1854 foi base das operações das tropas anglo-francesas durante a Guerra da Crimeia. Hoje é uma estância balnear, a principal da Bulgária, com praias extensas e famosas. É também uma cidade industrial, com fábricas metalúrgicas, mecânicas, químicas, alimentares e têxteis.

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbios empresariais
  • Intercâmbios culturais e de jovens
  • Implementação de projetos de intercâmbio de boas práticas e partilha de experiência a nível do governo local. Parceria no programa “Europe for Citizens”, da União Europeia, através dos projetos “Europa no Futuro – Multifacetada e Unificada” (2015-2017)  e “O Futuro da Europa – Reload” (2018-2020)
  • Desenvolvimento da rede intermunicipal europeia “Open Cities”

Beauvais

56.889

Habitantes

1982

Geminação com Setúbal

Beauvais é um município localizado no norte da França e é a capital do departamento de Oise. Fica apenas a 80 quilómetros de Paris. É conhecida pela catedral Saint Pierre (gótica) e por Jeanne Hachette, heroína francesa por ter prevenido a conquista da cidade pelos burgundos. Beauvais é também famosa pela tapeçaria. O protocolo de geminação entre Beauvais, França, e Setúbal foi celebrado a 5 de junho de 1982. A ideia de geminar as duas cidades partiu de um casal francês, que se encontrava de férias em Setúbal na década de 50. O Coral Luísa Todi foi o protagonista da primeira iniciativa desenvolvida em conjunto entre ambos os municípios, atuando na catedral Saint-Pierre, durante as festas de Beauvais.
www.beauvais.fr

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbios escolares
  • Intercâmbios desportivos (futebol, râguebi, atletismo)
  • Intercâmbios culturais (corais, grupos folclóricos, artistas)
  • Intercâmbio de técnicos dos serviços municipais dos serviços de gestão de espaços verdes
  • Acolhimento de estagiários
  • Representação institucional em diversas comemorações

Beira

431.583

Habitantes

2016

Protocolo de Cooperação com Setúbal

Beira é a segunda maior cidade de Moçambique, logo a seguir à capital do país, Maputo. A povoação foi fundada pelos portugueses em 1887 e a cidade de Beira foi originalmente desenvolvida pela Companhia de Moçambique, durante o século XIX, e depois diretamente pelo governo colonial Português, entre 1942 e 1975, ano em que Moçambique obteve sua independência de Portugal. Atualmente, a cidade encontra-se modernizada e, depois de Maputo, Beira é o segundo maior porto marítimo para o transporte internacional de cargas de e para Moçambique.
www.municipiobeira.gov.mz

Ações desenvolvidas

  • Apoio técnico nas áreas da formação profissional, ordenamento do território, atividades económicas e turismo
  • Partilha de experiências e estudos/projetos para combate às cheias/saneamento básico

Debrecen

205.000

Habitantes

2000

Geminação com Setúbal

Debrecen é a segunda maior cidade da Hungria e é a capital do condado de Hajdú-Bihar. Debrecen está localizada na Grande Planície Húngara, a cerca de 200 quilómetros a leste de Budapeste. A cidade é um dos mais importantes centros culturais da Hungria desde o século XVI, sendo também conhecida pelo Festival das Flores, que se realiza anualmente em agosto. Tem desenvolvido significativamente a sua economia nos último anos, devido, em parte, a investimentos estrangeiros. É sede de uma das mais importantes universidades europeias, a Universidade de Debrecen (Debreceni Egyetem).
www.debrecen.hu

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbios culturais
  • Mostras de artesanato
  • Interação educacional através de projetos escolares na área de línguas estrangeiras

Leiria

205.000

Habitantes

1982

Geminação com Setúbal

Leiria gosta de ser conhecida por ser uma cidade a palpitar no coração de Portugal. Jovem, urbana, cultural, moderna, cosmopolita, Leiria junta a qualidade de vida de uma cidade situada fora das grandes áreas metropolitanas, com a contemporaneidade e a modernidade. Com uma economia pujante, uma taxa de desemprego baixa e uma oferta cultural vibrante, este concelho tem vindo a afirmar-se tanto para fixação de residência, como enquanto destino de férias. Com uma gastronomia variada e com tradições reconhecidas, o concelho é rico historicamente, como o testemunham o castelo da cidade e o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.
www.cm-leiria.pt

Ações desenvolvidas

  • Mostras gastronómicas e de artesanato
  • Cooperação e intercâmbio entre escolas, associações culturais e desportivas
  • Intercâmbios institucionais

Nanterre

96.807

Habitantes

2021

Protocolo de Cooperação com Setúbal

Nanterre é uma comuna francesa situada no departamento dos Altos do Sena e da região da Île-de-France. A cidade faz parte da região metropolitana de Paris, a apenas 11.1 quilómetros a oeste do centro da capital francesa. Recebe significativo número de estudantes estrangeiros na Université Paris Ouest Nanterre la Défense, universidade conhecida por ter sido o ponto de origem do movimento estudantil do Maio de 68. Parte do importante centro comercial e empresarial La Défense localiza-se dentro dos limites de Nanterre. A cidade foi também o destino escolhido por muitos portugueses para viver, sendo que mais de metade dos habitantes de Nanterre são de origem portuguesa.
www.nanterre.fr

Ações desenvolvidas

  • Duas jovens setubalenses (uma bailarina e uma artística plástica) participaram na Semana da Juventude realizada em Nanterre. Estiveram com jovens de mais três países e fizeram workshops nas várias áreas
  • Participação de uma equipa de râguebi sub-19 setubalense num torneio internacional no âmbito do programa Erasmus em Pesaro, Itália, fruto de sugestão feita pela cidade de Nanterre
  • Também por via de Nanterre a presidência da Câmara Municipal de Setúbal participou, em Jerusalém, num seminário da FALP (Fórum das Autoridades Locais Periféricas), do qual ambas as cidades são membro

Pau

81.166

Habitantes

1991

Geminação com Setúbal

Pau é uma comuna francesa situada no departamento dos Pirenéus Atlânticos, apenas a 100 quilómetros do mar e a 50 quilómetros da montanha. Pau é uma cidade universitária, que concentra diversos centros industriais e grandes centros de investigação nos domínios do petróleo, indústrias químicas e petroquímicas, agro-alimentar, mecânica, aeroespacial e de tecnologia da informação. Pau beneficia de uma localização central na região “Pays de l’Adour” e entre duas importantes bacias populacionais: Bayonne/Anglet/Biarritz (160.000 habitantes) e Tarbes/Lourdes (110.000 habitantes). Pau acolheu o primeiro Grande Prémio de Fórmula 1, em 1901, e em 1933 regressou ao calendário automobilístico, com um traçado urbano ao estilo do Mónaco
www.pau.fr

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbios culturais e desportivos
  • Intercâmbios escolares
  • Celebração de datas comemorativas portuguesas, nomeadamente o 25 de Abril

Porto Seguro

141.006

Habitantes

2000

Geminação com Setúbal

Porto Seguro é um município localizado no extremo sul da Bahia, Brasil, contando com uma área de 2.408,37 quilómetros quadrados e uma população de 141.006 habitantes, concentrados maioriatariamente na sede e nos bairros mais populosos. De relevante importância histórica, cultural e turística, Porto Seguro é o local da chegada dos portugueses no ano de 1500, quando o Brasil foi descoberto. Todos os caminhos levam a Porto Seguro. É considerado um paraíso que oferece história, entretenimento, cultura, arte e belezas naturais. A cidade é hoje considerada um dos mais importantes pontos turísticos brasileiros, recebendo visitantes domésticos, mas também na da América do Sul e da Europa. Tem 90 quilómetros de praias protegidas por recifes de corais, rios, riachos, coqueirais e uma exuberante mata atlântica.
www.portoseguro.ba.br

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbios culturais e turísticos
  • Turismo religioso
  • Proteção da herança histórica e cultural
  • Promoção de atividades de caráter comercial

Quelimane

349.842

Habitantes

2000

Geminação com Setúbal

Quelimane é a capital e a maior cidade da província da Zambézia, em Moçambique. Está localizada junto do rio dos Bons Sinais, a cerca de 20 quilómetros do Oceano Índico. Dada esta localização geográfica, na zona costeira, a comercialização marítima e a pesca é uma das suas principais atividades económicas. Quelimane era um importante centro de comércio quando os portugueses ali chegaram em 1498, mais especificamente Vasco da Gama, na sua primeira viagem à Índia. A importância da cidade reflete-se, também, na sua dimensão, acolhendo um hospital de grande dimensões, duas catedrais, uma mesquita e uma universidade pública.

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbio no domínio da formação profissional
  • Envio para Quelimane de materiais para apetrechamento de escolas, bibliotecas, centros de saúde e serviços municipais
  • Construção em Quelimane de poços para a captação de água potável
  • Campanha em Setúbal de recolha de materiais para populações mais desfavorecidas de Quelimane

Safi

311.201

Habitantes

1990

Geminação com Setúbal

Safi é uma cidade costeira do oeste de Marrocos, na região de Doukkala-Abda e a 245 km a sudoeste de Casablanca. Entre 1508 e 1541 os portugueses comandavam esta área que ficou na história como a praça-forte de Safim. Atualmente é uma cidade industrial e portuária, onde se concentra a maior parte da indústria marroquina de fertilizantes ligada aos fosfatos, produto do qual Marrocos é o principal exportador mundial. É também conhecida por ser o principal porto de pesca de sardinha de Marrocos e pela sua indústria química e pela cerâmica, tanto artesanal como industrial. Apesar da sua vocação industrial, a produção agrícola tem também grande relevância económica, empregando metade da população da região.
www.safi-ville.com

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbios culturais e desportivos
  • Presença em festivais de artesanato

Tarrafal

18.565

Habitantes

2002

Protocolo de Cooperação com Setúbal

O concelho do Tarrafal está localizado na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. A vila do Tarrafal tem das poucas praias de areia branca da ilha, numa baía rodeada de coqueiros. Esta zona da maior ilha de Cabo Verde é famosa pela chamada Colónia Penal do Tarrafal ou Campo de Concentração do Tarrafal, construído entre 1920 e 1930 para albergar os opositores ao regime português. Quem chega a este concelho fica deliciado, não só pela beleza natural, como pela simpatia do povo, que vive principalmente do comércio, construção e serviços, e que conserva os valores tradicionais das suas gentes, destacando-se a olaria, a tecelagem, a utilização da cimboa e a música.

Ações desenvolvidas

  • Criação da Rede Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal
  • Apetrechamento material dos jardins de infância do Tarrafal
  • Apoio técnico nas áreas da modernização administrativa, urbanismo, proteção civil e bombeiros
  • Cooperação em programas de desenvolvimento a nível dos municípios
  • Apoio na concretização de projetos de desenvolvimento local

Tordesilhas

8.858

Habitantes

1994

Geminação com Setúbal

Tordesilhas é uma cidade espanhola localizada na região de Castilla y León, 188 quilómetros a norte de Madrid. Situada numa colina às margens do rio Douro, foi declarada Património Histórico Artístico em 1977. Um dos seus marcos históricos mais importantes é a assinatura do Tratado de Tordesilhas entre os reinos de Castela e Portugal, a 7 de junho de 1494.  O acordo estabelecia a divisão entre as duas nações das terras que fossem descobertas no seguimento das expedições marítimas que estavam a desenvolver. Este facto histórico está na origem da geminação, estabelecida a 5 de setembro de 1994, coincidindo com a data do quinto centenário da ratificação portuguesa do tratado, assinada em Setúbal, no Convento de Jesus. A concretização de iniciativas visando o desenvolvimento de relações culturais, recreativas, educativas e turísticas é a base do protocolo entre as duas cidades.
www.tordesillas.net

Ações desenvolvidas

  • Difusão cultural
  • Intercâmbio nas áreas do património histórico e cultural
  • Visita de peregrinos, incluindo a Pau, França