Sessão solene do 142.º aniversário da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense - presidente da Câmara, André Martins, entrega um busto de Sebastião da Gama à presidente da coletividade, Graça Pereira

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou na noite de 23 de abril o papel social o movimento associativo, na sessão solene comemorativa do 142.º aniversário da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, realizada em Vila Nogueira de Azeitão.


“Esta é uma casa que serve as populações” e tem “uma história que fala por si”, referiu o presidente da Câmara na sede da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense (SFPA), considerando que o movimento associativo tem “uma importância extraordinária para o desenvolvimento das comunidades onde as coletividades estão inseridas”.

Depois de sublinhar a importância das coletividades antes do 25 de Abril de 1974 – ao “formarem homens e mulheres” que, como sublinhou, depois tiveram um papel importante no desenvolvimento da democracia –, André Martins afirmou que as associações continuam, hoje, a ter um papel de relevo na promoção da cultura e do desporto, bem como nas áreas da solidariedade e do convívio.

Por isso, salientou, a Câmara Municipal apoia o movimento associativo, que vê como “um parceiro”, e na semana passada aprovou “um apoio extraordinário de 20 mil euros à Perpétua Azeitonense”, para que possa fazer obras de manutenção das suas instalações.

“Temos no concelho de Setúbal muitas coletividades que têm uma dinâmica impressionante”, disse, recordando que em Azeitão há “um conjunto de coletividades centenárias”, algumas das quais passaram por dificuldades, mas ultrapassaram-nas com “resiliência”.

O autarca recordou alguns investimentos que o município vai realizar nesta freguesia, como “um grande pavilhão desportivo” junto do recinto Mercado Mensal de Azeitão e outros mais centrados na valorização da zona de Brejos, nomeadamente o mercado e um polo cultural que seja uma referência para a população da zona e sirva para fazer descentralização cultural.

A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, salientou que a SFPA é “uma casa de cultura e da comunidade, uma casa de todos”, que tem criado “homens e mulheres com valores que hoje escasseiam na sociedade”, como a ideia de que “o coletivo vale mais do que o individual”.

Depois de dar os parabéns à Perpétua Azeitonense pelos 142 anos de história, a autarca sublinhou que o movimento associativo em Azeitão “está cada vez mais rico”, porque tem “quatro coletividades centenárias e cada vez mais pessoas e mais jovens” envolvidos.

A presidente da SFPA, Graça Pereira, salientou o “dinamismo muito grande” da coletividade com o exemplo da recente abertura das atividades de kempo e de capoeira, as quais “fogem um pouco ao habitual” por a Perpétua Azeitonense estar mais vocacionada para a área cultural, como a música e o ballet.

“Neste momento, se vier alguém aqui para marcar um espetáculo, temos de marcar para setembro porque os fins de semana estão todos ocupados até lá, com exceção de agosto, em que estamos fechados”, disse a dirigente, adiantando que os 20 mil euros concedidos pela Câmara Municipal, “no âmbito de uma candidatura” apresentada pela coletividade, vão servir para pintar a área onde funciona o ballet.

O presidente da mesa da assembleia geral da SFPA, Luís Pacheco, reconheceu a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia como “primeiros parceiros” da coletividade, na qual se trabalha “de forma completamente voluntária” há mais de um século em prol de Azeitão e do concelho de Setúbal.