A exposição “Objetos, Delicados da Memória”, que é inaugurada às 17h00 de 1 de abril na Galeria Municipal do 11, em Setúbal, presta homenagem aos 45 anos de carreira de João Duarte como autor de escultura, medalhística e numismática.
A exposição “Objetos, Delicados da Memória”, que é inaugurada às 17h00 de 1 de abril na Galeria Municipal do 11, em Setúbal, presta homenagem aos 45 anos de carreira de João Duarte como autor de escultura, medalhística e numismática.
Setúbal está à prova com identidade e sabor no festival enogastronómico Queijo, Pão e Vinho, com entrada gratuita, a realizar nos dias 31 de março e 1 e 2 de abril, na Quinta do Anjo, concelho de Palmela.
A Câmara Municipal de Setúbal aprovou em 22 de março, em reunião pública, a celebração de 11 protocolos de cooperação com sete instituições para o desenvolvimento dos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social, incluindo Rendimento Social de Inserção.
O Mercado da Conceição abriu na tarde do dia 23 de março com novas valências, num projeto que, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, mantém a identidade do espaço aliada a uma nova oferta de gastronomia e atividades culturais.
O Fórum Intermunicipal da Saúde, reunido na noite de 23 de março, marcou uma manifestação para 15 de abril, em Setúbal, para exigir a resolução dos problemas que afetam o acesso das populações dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra aos cuidados de saúde.
O conceito de Liberdade na sociedade atual está na base da peça “O Último Galinheiro”, que o Teatro Estúdio Fontenova e A Bruxa Teatro estreiam a 1 de abril no Fórum Municipal Luísa Todi.
A Câmara Municipal de Setúbal apresentou a 23 de março uma solução de alojamento temporário do último grupo de moradores da Quinta da Parvoíce, para proporcionar condições de habitabilidade até que sejam construídos os fogos destinados a acolhê-los.
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, assegurou que a autarquia está ao lado da Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense para encontrar forma de resolver o problema da sede da coletividade, que em 23 de março celebrou o 124.º aniversário
Na festa de aniversário, realizada, à noite, na sede da União Setubalense, o autarca recordou que assumiu o compromisso eleitoral de “desenvolver esforços para garantir instalações, ou melhores instalações”, a algumas coletividades e associações, “que têm um papel muito importante na vida da cidade”.
Após sublinhar que o objetivo “não é fácil de atingir” em virtude das dificuldades geradas pela pandemia e pela guerra, André Martins adiantou que já foram encontradas “soluções para metade” das 12 entidades então identificadas como estando nessas condições, acreditando que há solução para as restantes “até ao final deste mandato”.
O autarca afirmou que o movimento associativo é “uma peça fundamental” na sociedade, sendo “a casa da democracia”, onde há solidariedade, convívio e resistência, funcionando como um abrigo ao qual as pessoas podem recorrer “quando as coisas estão muito más”, pelo que se deve “continuar a fazer tudo” para que “possa continuar a desempenhar o seu papel”.
Em virtude de se registar um agravamento das condições das atuais instalações da Sociedade Musical Recreativa União Setubalense, André Martins adiantou que “na próxima semana” as mesmas são visitadas por técnicos municipais, “para avaliarem a situação” e ver-se que intervenção pode ser feita para se garantir “a estabilidade e segurança que se exige”.
O presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, anunciou, por seu turno, a atribuição de “um contributo de cinco mil euros” à coletividade, para a realização de obras que melhorem as condições da sala onde se celebrou o aniversário, assinalando que o concelho tem “a felicidade” de albergar “várias associações com estas idades, com esta vida e algumas delas com uma grande vitalidade”.
A celebração de um contrato de arrendamento que visa a utilização de um edifício da Baixa da cidade para dar resposta a necessidades de alojamento temporário foi aprovada a 22 de março, em reunião pública, pela Câmara Municipal de Setúbal.
A relevância e abrangência da LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade na esfera da intervenção e resposta social foram enaltecidas a 22 de março pelo vereador Pedro Pina, da Câmara Municipal de Setúbal, nas comemorações dos 44 anos da instituição setubalense.
As normas de participação da terceira edição das Bolsas de Criação Artística e a abertura de um concurso público internacional para prestação de serviços de administração e manutenção foram propostas aprovadas na reunião pública da Câmara Municipal realizada a 22 de março.
A Câmara de Setúbal considera, em parecer técnico aprovado a 22 de março, em reunião pública, que “não são admitidas alterações aos instrumentos de gestão territorial em vigor e em revisão, designadamente o POPNA e o PDM”, que permitam enquadrar a pretensão da Secil de ampliação das áreas de exploração da Pedreira de Calcário e Marga Vale de Mós A, na Arrábida.
A Câmara Municipal de Setúbal está envolvida num conjunto de projetos de investigação científica com o objetivo de contribuir para a preservação dos ecossistemas do Estuário do Sado, como é o caso do projeto Life Invasaqua.
A primeira reunião geral dos quatro Grupos Operacionais de Eixo, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social da Rede Social de Setúbal, realizou-se na tarde de 21 de março no Auditório do Mercado do Livramento.
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, anunciou a 21 de março, em encontro do “Ouvir a População, Construir o Futuro” realizado na freguesia de Azeitão, um conjunto de investimentos estruturantes para o desenvolvimento e qualificação deste território do concelho.