Arquivo Municipal de Setúbal | A Margem da Liberdade

Crianças do 1.º ciclo ficaram a saber mais sobre como era a vida durante a ditadura fascista, num encontro que decorreu na manhã de dia 23 de abril, no Arquivo Municipal, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.


“A Margem da Liberdade” foi a proposta do Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Setúbal para acolher uma turma de cerca de trinta alunos do 1.º ciclo da Escola Básica de Montalvão – Laranjeiras e de utentes do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal.

A atividade, dedicada aos 50 anos do 25 de Abril, promoveu uma partilha de saberes numa lógica intergeracional, além de incentivar o debate de temáticas ligadas à Revolução dos Cravos e à conquista da Liberdade junto dos mais novos.

Os alunos ouviram testemunhos de vida na primeira pessoa sobre o país que Portugal era antes do 25 de Abril de 1974 e alargaram o conhecimento sobre temas como censura, liberdade de expressão e antifascismo.

O encontro promoveu ainda uma atividade lúdico-pedagógica de pintura e colagem de cravos e um momento de animação musical pelo acordeonista Leonel Mateus, que apresentou diversas músicas associadas à Revolução dos Cravos.

A iniciativa incluiu a interpretação de “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, e “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso, as senhas que anunciaram a operação militar que libertou o país do fascismo.

O tema “Uma gaivota voava, voava”, de Ermelinda Duarte, foi também apresentado aos alunos como parte da história musical da Revolução.

As atividades de “A Margem da Liberdade”, a decorrer até dia 3 de maio, incluem ainda tertúlias com elementos da URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses e da AJA – Associação José Afonso e leitura de histórias.

O evento da Câmara Municipal de Setúbal conta com a parceria institucional da Escola Superior de Educação de Setúbal (Licenciatura em Animação Sociocultural) do Instituto Politécnico de Setúbal, da Associação dos Acordeonistas de Portugal, da União de Resistentes Antifascistas Portugueses e da Associação José Afonso.

O Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, o Espaço MaiorIdade – Junta de Freguesia de São Sebastião, o CAID – Centro de Apoio a Idosos Dependentes da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, os agrupamentos de escolas Barbosa du Bocage, Luísa Todi e Sebastião da Gama são os restantes parceiros.