Plano Estratégico de Cultura de Setúbal

O Plano Estratégico de Cultura de Setúbal, integrado na candidatura “Setúbal – Cultura Sem Barreiras”, pretende responder a um conjunto de objetivos que, no futuro, permitem criar dinâmicas culturais verdadeiramente enquadradas com as necessidades, anseios e gostos dos variados públicos, adequando-se às condições técnicas e estruturais existentes.

O Plano, cuja elaboração acontece faseadamente, analisa vários fatores associados à atividade cultural municipal, nomeadamente o contexto cultural de Setúbal e os impactos dos investimentos municipais na área. Inclui ainda a análise das estratégias dos espaços, equipamentos e eventos culturais âncora para o diálogo, o envolvimento, a fidelização, a captação e a formação de públicos, assim como a caracterização dos públicos da cultura e a identificação de públicos potenciais. O projeto tem ainda como propósito estudar o grau de satisfação sobre as dinâmicas culturais municipais para a valorização da participação cívica e fruição cultural e patrimonial.

A apresentação pública designada “Dinâmicas Culturais de Setúbal: Contributos para a elaboração do Plano Estratégico Municipal Cultura Setúbal 2030” tem ainda como objetivo promover o efetivo e consequente envolvimento e participação das comunidades e dos protagonistas do tecido cultural do território.

Posteriormente, realiza-se a Conferência Municipal de Cultura Setúbal 2022, espaço aberto, democrático, paritário e descentralizado com o objetivo de criar as condições que proporcionem uma ampla participação social no processo de diagnóstico da conjuntura cultural do território. Essas contribuições serão, mais tarde, tidas em conta na elaboração do Plano Estratégico de Cultura de Setúbal.

Este estudo resulta de uma parceria entre o Município de Setúbal e a Universidade do Minho, através do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura.

Cronologia

A elaboração do Plano Estratégico de Cultura de Setúbal compreende várias etapas.

Fique a conhecer na cronologia seguinte as fases já definidas e o que representam na elaboração do documento.

Apresentação da Metodologia de Elaboração

12 Outubro, 2022

Apresentação da Metodologia de Elaboração

Apresentação pública para a metodologia a aplicar na elaboração do Plano Estratégico de Cultura de Setúbal realizou-se a 12 de outubro de 2022, nos Paços do Concelho.

A notícia completa sobre o evento pode ser consultada aqui.

O estudo “Dinâmicas Culturais Municipais: Contributos para a elaboração do Plano Estratégico Municipal Cultura Setúbal 2030”, da autoria do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, encontra-se acessível nesta ligação.

Participação pública

17 Outubro, 2022

Participação pública

A elaboração do Plano Estratégico de Cultura de Setúbal está aberta ao contributo de todos.

A comunidade pode participar a partir desta ligação até 30 de dezembro de 2022.

Grupos de discussão

19 Outubro, 2022

Grupos de discussão

Com início a 19 de outubro e durante um mês, realizam-se várias sessões de grupo de discussão entre o Poder Local, técnicos da área e serviços transversais.

Conferência Municipal Cultura Setúbal 2022

26 Novembro, 2022

Conferência Municipal Cultura Setúbal 2022

A Conferência Municipal Cultura Setúbal está organizada em grupos de trabalho (GT), mediante quatro grandes temáticas:

GT 1 | Políticas culturais municipais na última década
Das 09h15 às 11h00
GT 2 | Mediação Cultural e Públicos da Cultura
Das 10h45 às 12h30
GT 3 | Setúbal: Cultura sem Barreiras
Das 13h45 às 15h30
GT 4 | Políticas culturais municipais para a próxima década
Das 15h15 às 17h00

A conferência culmina com uma sessão plenária, que inclui apresentação, discussão e comentários ao trabalho desenvolvido nos quatro grupos de trabalho. Cada GT poderá integrar um máximo de 20 participantes do território. O registo para integrar os GT demora dois minutos e pode ser efetuado nesta ligação. Além dos participantes nos GT, a Sessão Plenária está aberta a todos os interessados, até ao limite da lotação do Cinema Charlot – Auditório Municipal.

Conferência Cultura | Conclusões

26 Novembro, 2022

Conferência Cultura | Conclusões

A comunicação e a captação de público, principalmente jovem, foram em 26 de novembro temas em destaque na Conferência Municipal de Cultura de Setúbal, onde se recordou que a cultura é transversal, abrangendo assuntos como o ambiente, a educação, a inclusão social ou o património.

Conheça as conclusões retiradas do encontro a partir do documento facultado nesta ligação.

Questionário Escolar e Académico

29 Novembro, 2022

Questionário Escolar e Académico

A construção do Plano Estratégico para a Cultura de Setúbal continua a dar voz à comunidade.

Além de estar em curso o questionário online para a comunidade em geral, abre agora espaço para um questionário dirigido ao público escolar e académico, onde estudantes, professores, pessoal não docente e investigadores também ganham um papel determinante na construção do Plano Estratégico para a Cultura. Basta aceder a esta ligação, preencher e submeter o mesmo. O prazo termina a 30 de dezembro de 2022.

Tome nota e participe

O Plano Estratégico de Cultura de Setúbal encontra-se em fase de recolha de contributos até 30 de dezembro de 2022, pelo que está disponível um questionário online, o qual pode ser respondido por todos os interessados em participar na conceção do documento.

Através da plataforma digital, disponível nesta ligação, a população em geral, mas também o tecido cultural, o movimento associativo e instituições das mais variadas áreas, não apenas da Cultura, podem contribuir ativamente com sugestões destinadas a enriquecer o documento, atualmente em fase de elaboração.

A participação no questioário online disponível até 30 de dezembro permite a todos os interessados em facultar contributos que poderão vir a ser ativos significativos na presente elaboração do Plano Estratégico de Cultura de Setúbal, ferramenta que, num futuro próximo, vai servir de ponto de partida para a estratégia de intervenção e cooperação municipal assente numa visão para a Cultura no concelho.

Questionário de contributos para o Plano Estratégico de Cultura