65.º Aniversário do Hospital de São Bernardo - 2024

O vereador com o pelouro da Saúde, Pedro Pina, reiterou no dia 9 de maio a disponibilidade da Câmara Municipal de Setúbal para continuar a trabalhar em parceria com o Hospital de São Bernardo na melhoria do acesso aos cuidados de saúde.


“Precisamos de um centro hospitalar forte, capaz de dar sentido ao desígnio do Serviço Nacional de Saúde. Precisamos que as nossas instituições de referência, entre as quais os hospitais, garantam credibilidade para que os cidadãos se sintam protegidos”, disse Pedro Pina na cerimónia comemorativa do 65.º aniversário do hospital, realizada esta manhã.

O autarca assegurou que a Câmara Municipal “estará sempre ao lado da solução neste caminho complexo”, que a autarquia “não abdica de fazer sempre a trabalhar sempre em parceria com as instituições”.

Pedro Pina enalteceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais que fizeram do Hospital de São Bernardo uma instituição de referência ao longo de 65 anos, alguns dos quais foram homenageados na cerimónia por completarem 25 anos ao serviço da instituição ou se terem aposentado em 2023.

“São homens e mulheres que fizeram deste hospital um espaço de referência e de aprendizagem, mas, sobretudo, uma casa onde o respeito pela dignidade humana das pessoas é fundamental. Em nome da Câmara Municipal dou os parabéns à administração por honrar os seus profissionais.”

Inaugurado no dia 9 de maio de 1959, o Hospital de São Bernardo passou a integrar o CHS – Centro Hospitalar de Setúbal em janeiro de 2006, em conjunto com o Hospital Ortopédico do Outão, e desde o dia 1 de janeiro deste ano faz parte da ULSA – Unidade Local de Saúde da Arrábida que agrega o CHS e o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida.

A cerimónia comemorativa do 65.º aniversário do Hospital de São Bernardo contou, igualmente, com a participação do Bispo de Setúbal, Américo Aguiar, que agradeceu “a entrega e dedicação de todos os profissionais que garantem esta resposta aos cidadãos 24 horas por dia”, e do presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde da Arrábida, Luís Pombo, bem como da vice-presidente da ARS-LVT, Laura Silveira.

Além da entrega de medalhas aos trabalhadores aposentados e aos que completaram 25 anos de serviço, a iniciativa contemplou a exibição de um pequeno filme sobre a história do Hospital de São Bernardo e a atuação musical de Célia Nascimento.