Imagem da coleção de Kuchembuck de Figueiredo

Um conjunto de imagens que mostram como era a cidade de Setúbal há mais de cem anos está em destaque na página de internet do Arquivo Municipal, no âmbito do Dia Internacional da Fotografia, assinalado a 19 de agosto.


A coleção do fotógrafo Kuchembuck de Figueiredo, que pode ser consultada nesta ligação , é composta por fotografias captadas entre 1896 e 1900 em locais emblemáticos, tais como o Convento de Jesus, a Praça de Bocage, a Comenda, o Forte de São Filipe, o Convento de Brancanes e a Capela do Senhor do Bonfim.

Dos poucos registos que existem sobre Kuchembuck de Figueiredo sabe-se que teve um estúdio fotográfico na então Rua de Santo António e que era um assíduo participante nas Festas de Nossa Senhora da Arrábida, tendo deixado imagens de rara beleza do círio fluvial realizado no âmbito desta festividade.

O Dia Internacional da Fotografia assinala-se a 19 de agosto, data em que em 1939 a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo, processo desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, em 1837, que, pela primeira vez, permitia gravar imagens.