O lançamento do site dedicado à Rede de Museus Municipais de Setúbal e um conjunto diversificado de iniciativas culturais gratuitas são atrativos do programa comemorativo local do Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de maio.


À distância de um clique, o site Rede de Museus Municipais de Setúbal, que vai ficar disponível ao público no dia 18 no endereço https://museus.cm-setubal.pt, dá a conhecer museus e galerias com gestão da Câmara Municipal de Setúbal, as coleções de elevado valor patrimonial e artístico e as atividades dos serviços educativos.

Além da divulgação da vasta oferta cultural dinamizada ao longo de todo o ano nos espaços museológicos, a nova plataforma digital constitui-se como uma mais-valia na democratização do acesso à cultura, facultando aos utilizadores um conjunto de ferramentas de navegação que tornam o site acessível a todos.

O programa especial do Dia (e Noite) Internacional dos Museus, com o tema “Museus, Educação e Investigação”, contempla um espetáculo musical, visitas guiadas ao centro histórico de setúbal e aos museus municipais, exibição de curtas-metragens, workshops e sessões de leitura de poesia assinalam o Dia (e Noite) Internacional dos Museus.

No Museu do Trabalho Michel Giacometti as comemorações começam no dia 16 de maio, pelas 14h30, com o encontro “Museus como Espaços de Aprendizagem no Ensino Superior”, inserido no ciclo de sessões Da Ciência à Conversa.

A iniciativa, promovida em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, aborda a utilização de um espaço museológico na realização de um projeto em contexto académico, com o objetivo de testar uma metodologia de ensino inovadora, “Bring Sexyness to the Museum”, trabalhada no âmbito do Projeto de Inovação Pedagógica – Metodologia Demola.

Já o programa no dia 18, a decorrer das 14h00 às 18h00, contempla visitas ao museu, designadamente ao Centro de Documentação e Centro de Memórias, às exposições de longa duração e às temporárias, designadamente “25 de Abril de 1974: 50 anos depois | Revisitar a história através da memória documental” e “Mulheres na Resistência à Ditadura em Setúbal”, com a exibição do documentário de testemunhos de mulheres que resistiram ao regime fascista.

Para as 17h00 está agendado o workshop de canção tradicional portuguesa “Fio à Meada”, cujos participantes integram, a partir das 21h00, um espetáculo que apresenta um reportório de canções com base nas recolhas de Michel Giacometti, António Sardinha e Fernando Lopes-Graça dedicado às histórias e vida de mulheres de trabalho que lutaram pelas condições laborais e pelo direito à expressão da sua visão política.

Na Galeria Municipal do Banco de Portugal, às 16h00, decorre uma “Visita Orientada aos Trabalhos de Conservação e Restauro no Retábulo do Altar-Mor da Igreja de Jesus”, com inscrições até às 12h00 do dia 17 pelo endereço de correio eletrónico museu.setubal@mun-setubal.pt ou pelo contacto telefónico 265 537 890.

O conjunto de catorze pinturas que compõem o retábulo do altar-mor da Igreja de Jesus, atribuído à oficina de Jorge Afonso, está atualmente a ser preparado para regressar ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus, onde ficará acessível ao público a partir do dia 15 de setembro.

O Dia (e Noite) Internacional dos Museus na Casa das Imagens Lauro António contempla, às 15h00, a oficina de cinema de animação em recortes “Realizador por um dia…”, destinada a maiores de 6 anos, e, das 21h00 às 23h00, a iniciativa “Noite dos Museus com a Academia Portuguesa de Cinema”, com a exibição de cinco curtas-metragens vencedoras dos Prémios Sophia Estudante 2024.

A participação nas duas iniciativas carece de inscrição prévia pelos contactos casadasimagens@mun-setubal.pt e 969 754 116

Neste espaço museológico municipal é possível visitar à noite, entre as 21h00 e as 23h00, a exposição temporária “O Zé Povinho na Revolução”, que partilha documentos, fotografias, cartoons e desenhos de artistas gráficos relacionados com a produção do documentário de Lauro António.

A sessão de leitura de contos do livro “Sebastião, o Menino que nasceu Poeta”, agendada para as 11h00, é a proposta da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama.

A iniciativa, que conta com a presença das autoras Idalina Veríssimo e Cristina Arvana destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 6-12 anos e famílias e carece de inscrição prévia, até às 12h00 do dia 17 de maio, pelos contactos casamemoriasgama@mun-setubal.pt e 969 754 510.

Já na Casa Bocage/Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro, das 18h00 às 20h00, o encerramento da exposição “Os Lugares de Sebastião da Gama pela Lente de Américo Ribeiro” é marcado por uma sessão leitura de poemas por elementos da Casa da Poesia de Setúbal, com inscrições pelos contactos casabocage@mun-setubal.pt e 265 229 255.

Já o Serviço Educativo dos Museus Municipais dinamiza um conjunto de visitas guiadas ao centro histórico da cidade de Setúbal e às exposições de longa duração do Museu do Trabalho Michel Giacometti.

A iniciativa “Centro Histórico de Setúbal. Um Museu à Descoberta”, que leva os participantes a percorrer ruas e histórias de vida de personalidades setubalenses, tem sessões às 10h00, 11h00 e 12h00, com início em três diferentes locais, concretamente Praça de Bocage, Largo Dr. Francisco Soveral e Largo da Misericórdia.

As visitas ao Museu do Trabalho, também repartidas por três sessões, às 15h00, 16h00 e 17h00, dão a conhecer melhor as exposições “Mercearia Liberdade – um património a salvaguardar”, “Ao encontro do Povo” e “Indústria Conserveira”.

As inscrições para ambas as iniciativas devem ser feitas até às 12h00 de dia 17 de maio, pelo endereço de correio eletrónico serviço.educativo.museus@mun-setubal.pt ou pelo contacto telefónico 917 771 214.