7 Dias do Coração - rastreios

O vereador da Câmara Municipal de Setúbal com o pelouro da Saúde, Pedro Pina, enalteceu a importância da iniciativa 7 Dias do Coração, inaugurada no dia 8 de maio, para reforçar a aproximação dos cuidados de saúde à população.


Acompanhado do diretor executivo da ULSA – Unidade Local de Saúde Arrábida, Luís Pombo, e da coordenadora do projeto, a médica cardiologista do Hospital de São Bernardo Quitéria Rato, o autarca visitou a área da Avenida Luísa Todi onde, até ao dia 10 de maio, decorrem rastreios gratuitos à população de fatores de risco cardiovascular e de fibrilação auricular, no âmbito da 14.ª edição do 7 Dias do Coração.

“Esta aproximação dos cuidados de saúde à comunidade é muito importante. O projeto tem vindo a consolidar-se, ano após ano, e tem sempre uma grande adesão, pois é um em que os cidadãos sentem que os cuidados de saúde vão ao encontro das suas preocupações”, sublinhou Pedro Pina.

O evento, integrado no “Maio, Mês do Coração”, numa organização da Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo em parceria com a ULSA, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, proporciona uma avaliação global da condição de saúde dos utentes.

Com inscrições das 09h30 às 16h00, os interessados passam pelos gabinetes de obesidade/nutrição, hipertensão arterial, tabagismo, fibrilação auricular, promoção do exercício físico e avaliação da condição física, diabetes e colesterol, saindo com uma avaliação global da sua situação feita por médicos.

“Quer os cidadãos, quer o hospital ficam dotados de uma informação que contribui para uma avaliação global da saúde. Estes indicadores são também importantes para a Câmara Municipal promover a articulação com alguns dos nossos projetos de promoção da atividade física, como o Desportivamente em (Re)Forma”, referiu o vereador Pedro Pina.

Para Quitéria Rato, os “7 Dias do Coração” constituem uma “importante ação de promoção da saúde, com uma vasta equipa de médicos de várias especialidades”, na qual são transmitidos conceitos de saúde à população para que “saiba proteger-se devidamente”.

Anualmente, são avaliadas, em média, 150 pessoas em cada dia em que se realiza o evento que “para muitos utentes da região é mesmo a única consulta ou avaliação de saúde anual a que têm acesso”.

A 14.ª edição dos 7 Dias do Coração promove, igualmente, a prática da atividade física, com a realização, no dia 18, da caminhada “O Essencial de Setúbal – Circuito Urbano”, num percurso que leva à descoberta da cidade com início às 09h00, junto da Praia da Saúde.

As inscrições para a caminhada devem ser feitas, até ao dia 17, pelo endereço de correio eletrónico gabinete.saude@mun-setubal.pt ou pelo contacto telefónico 936 616 738.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento  tem uma extensão a Azeitão, com a realização de rastreios cardiovasculares gratuitos no dia 23, das 09h30 às 16h00, no Parque do Morango, em Brejos de Azeitão.