Rua das Carmelitas, no bairro de Troino, em requalificação

A Câmara Municipal está a requalificar Rua das Carmelitas, no bairro de Troino, para melhorar a acessibilidade aos moradores, incluindo a pessoas de mobilidade reduzida, e criar um sistema de escoamento superficial de águas da chuva.


A intervenção, realizada através de uma empreitada com um valor superior a 55 mil euros, foi considerada necessária devido à degradação, com colapsos estruturais frequentes, do coletor da rede de drenagem unitária, os quais inviabilizavam o seu funcionamento adequado.

Devido à dificuldade de acesso de viaturas para manutenção e limpeza da rede, optou-se por uma solução de escoamento superficial, na sequência de um projeto de reabilitação do coletor doméstico da Rua dos Carmelitas.

A obra de requalificação de toda a área exterior da Rua dos Carmelitas, com aproximadamente 370 metros quadrados, tem lugar após a construção do coletor de águas residuais domésticas.

A intenção é criar um espaço organizado, simples, de carácter contínuo e flexível que proporcione uma ocupação coletiva e multifuncional, com conforto e segurança, mantendo-se as funções existentes, nomeadamente o acesso às habitações, a circulação pedonal e a possibilidade de estadia e recreio.

A nova escadaria coincide praticamente com a existente, mas recebe um duplo corrimão central e uma rampa metálica, para permitir o acesso a uma habitação ocupada por uma pessoa em cadeira de rodas. No piso da escadaria, as lajetas substituem a atual calçada de vidraço miúdo.

O projeto dá prioridade à acessibilidade pedonal, com a utilização de pavimentos lisos – em lugar do atual piso em calçada de cubos de vidraço e calçada de pedra irregular, de um modo geral muito degradado, com buracos e abatimentos –, e a construção da nova escadaria e da rampa.

A acessibilidade pedonal a pessoas com mobilidade condicionada não estava até agora garantida devido ao desnível, que atinge os 10 metros, entre a Rua Marques da Costa e o extremo oposto da Rua dos Carmelitas.