39° Céu limpo

A Câmara Municipal promove uma política empenhada e dinâmica no que toca ao incremento das relações internacionais da instituição.

O diálogo, a reflexão e a colaboração entre cidades e países, com troca de experiências e conhecimentos, estimulando, em simultâneo, a interação comercial, cultural e política, são eixos potenciados nos intercâmbios além-fronteiras desenvolvidos pela Câmara Municipal de Setúbal.

Além da participação em redes temáticas internacionais e da promoção de inúmeras iniciativas na área das relações externas, o município tem estabelecidas geminações quer no território português, caso da cidade de Leiria, quer estrangeiro, casos de Beauvais e Pau, na França, Safi, em Marrocos, Tordesilhas, na Espanha, Porto Seguro, no Brasil, Debrecen, na Hungria, e Quelimane, em Moçambique.

Setúbal tem ainda protocolos de cooperação celebrados com as cidades do Tarrafal, em Cabo Verde, Bobigny, na França, e Aksakovo, na Bulgária.

Geminações

Quelimane

349.842

Habitantes

2000

Protocolo com Setúbal

Quelimane é a capital e a maior cidade da província da Zambézia, em Moçambique. Está localizada junto do rio dos Bons Sinais, a cerca de 20 quilómetros do Oceano Índico. Dada esta localização geográfica, na zona costeira, a comercialização marítima e a pesca é uma das suas principais atividades económicas. Quelimane era um importante centro de comércio quando os portugueses ali chegaram em 1948, mais especificamente Vasco da Gama, na sua primeira viagem à Índia. A importância da cidade reflete-se, também, na sua dimensão, acolhendo um hospital de grande dimensões, duas catedrais, uma mesquita e uma universidade pública.

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbio no domínio da formação profissional
  • Envio para Quelimane de materiais para apetrechamento de escolas, bibliotecas, centros de saúde e serviços municipais
  • Construção em Quelimane de poços para a captação de água potável
  • Campanha em Setúbal de recolha de materiais para populações mais desfavorecidas de Quelimane

Almendralejo

33.543

Habitantes

2013

Protocolo com Setúbal

Almendralejo tem os epítetos de “Cidade do Romantismo e da Cordialidade” e de “Cidade Antiga do Vinho”. É a capital da comarca de Tierra de Barros, situada na importante rota da Via de la Plata (antiga estrada romana). Almendralejo oferece turismo enogastronómico, cultural e arqueológico.
www.almendralejo.es

Ações desenvolvidas

  • Participação em diversas feiras de vinho (promoção e divulgação dos produtos vitivinícolas)
  • Intercâmbios gastronómicos e enológicos
  • Intercâmbios culturais, turísticos e empresariais
  • Intercâmbios de estudantes de formação agrária
  • Divulgação de produtos de ambas as regiões

Tordesilhas

8.858

Habitantes

1994

Protocolo com Setúbal

Tordesilhas é uma cidade espanhola localizada na região de Castilla y León, 188 quilómetros a norte de Madrid. Situada numa colina às margens do rio Douro, foi declarada Património Histórico Artístico em 1977. Um dos seus marcos históricos mais importantes é a assinatura do Tratado de Tordesilhas entre os reinos de Castela e Portugal, a 7 de junho de 1494.  O acordo estabelecia a divisão entre as duas nações das terras que fossem descobertas no seguimento das expedições marítimas que estavam a desenvolver. Este facto histórico está na origem da geminação, estabelecida a 5 de setembro de 1994, coincidindo com a data do quinto centenário da ratificação portuguesa do tratado, assinada em Setúbal, no Convento de Jesus. A concretização de iniciativas visando o desenvolvimento de relações culturais, recreativas, educativas e turísticas é a base do protocolo entre as duas cidades.
www.tordesillas.net

Ações desenvolvidas

  • Difusão cultural
  • Intercâmbio nas áreas do património histórico e cultural
  • Visita de peregrinos, incluindo a Pau, França

Safi

311.201

Habitantes

1990

Protocolo com Setúbal

Safi é uma cidade costeira do oeste de Marrocos, na região de Doukkala-Abda e a 245 km a sudoeste de Casablanca. Entre 1508 e 1541 os portugueses comandavam esta área que ficou na história como a praça-forte de Safim. Atualmente é uma cidade industrial e portuária, onde se concentra a maior parte da indústria marroquina de fertilizantes ligada aos fosfatos, produto do qual Marrocos é o principal exportador mundial. É também conhecida por ser o principal porto de pesca de sardinha de Marrocos e pela sua indústria química e pela cerâmica, tanto artesanal como industrial. Apesar da sua vocação industrial, a produção agrícola tem também grande relevância económica, empregando metade da população da região.
www.safi-ville.com

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbios culturais e desportivos
  • Presença em festivais de artesanato

Beauvais

100.733

Habitantes

1982

Protocolo com Setúbal

Beauvais é um município localizado no norte da França e é a capital do departamento de Oise. Fica apenas a 80 quilómetros de Paris. É conhecida pela catedral Saint Pierre (gótica) e por Jeanne Hachette, heroína francesa por ter prevenido a conquista da cidade pelos burgundos. Beauvais é também famosa pela tapeçaria. O protocolo de geminação entre Beauvais, França, e Setúbal foi celebrado a 5 de junho de 1982. A ideia de geminar as duas cidades partiu de um casal francês, que se encontrava de férias em Setúbal na década de 50. O Coral Luísa Todi foi o protagonista da primeira iniciativa desenvolvida em conjunto entre ambos os municípios, atuando na catedral Saint-Pierre, durante as festas de Beauvais.
www.beauvais.fr

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbios escolares
  • Intercâmbios desportivos (futebol, râguebi, atletismo)
  • Intercâmbios culturais (corais, grupos folclóricos, artistas)
  • Intercâmbio de técnicos dos serviços municipais dos serviços de gestão de espaços verdes
  • Acolhimento de estagiários
  • Representação institucional em diversas comemorações

Pau

81.166

Habitantes

1991

Protocolo com Setúbal

Pau é uma comuna francesa situada no departamento dos Pirenéus Atlânticos, apenas a 100 quilómetros do mar e a 50 quilómetros da montanha. Pau é uma cidade universitária, que concentra diversos centros industriais e grandes centros de investigação nos domínios do petróleo, indústrias químicas e petroquímicas, agro-alimentar, mecânica, aeroespacial e de tecnologia da informação. Pau beneficia de uma localização central na região “Pays de l’Adour” e entre duas importantes bacias populacionais: Bayonne/Anglet/Biarritz (160.000 habitantes) e Tarbes/Lourdes (110.000 habitantes). Pau acolheu o primeiro Grande Prémio de Fórmula 1, em 1901, e em 1933 regressou ao calendário automobilístico, com um traçado urbano ao estilo do Mónaco
www.pau.fr

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbios culturais e desportivos
  • Intercâmbios escolares
  • Celebração de datas comemorativas portuguesas, nomeadamente o 25 de Abril

Porto Seguro

141.006

Habitantes

2000

Protocolo com Setúbal

Porto Seguro é um município localizado no extremo sul da Bahia, Brasil, contando com uma área de 2.408,37 quilómetros quadrados e uma população de 141.006 habitantes, concentrados maioriatariamente na sede e nos bairros mais populosos. De relevante importância histórica, cultural e turística, Porto Seguro é o local da chegada dos portugueses no ano de 1500, quando o Brasil foi descoberto. Todos os caminhos levam a Porto Seguro. É considerado um paraíso que oferece história, entretenimento, cultura, arte e belezas naturais. A cidade é hoje considerada um dos mais importantes pontos turísticos brasileiros, recebendo visitantes domésticos, mas também na da América do Sul e da Europa. Tem 90 quilómetros de praias protegidas por recifes de corais, rios, riachos, coqueirais e uma exuberante mata atlântica.
www.portoseguro.ba.br

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbios culturais e turísticos
  • Turismo religioso
  • Proteção da herança histórica e cultural
  • Promoção de atividades de caráter comercial

Debrecen

205.000

Habitantes

2000

Protocolo com Setúbal

Debrecen é a segunda maior cidade da Hungria e é a capital do condado de Hajdú-Bihar. Debrecen está localizada na Grande Planície Húngara, a cerca de 200 quilómetros a leste de Budapeste. A cidade é um dos mais importantes centros culturais da Hungria desde o século XVI, sendo também conhecida pelo Festival das Flores, que se realiza anualmente em agosto. Tem desenvolvido significativamente a sua economia nos último anos, devido, em parte, a investimentos estrangeiros. É sede de uma das mais importantes universidades europeias, a Universidade de Debrecen (Debreceni Egyetem).
www.debrecen.hu

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbios culturais
  • Mostras de artesanato
  • Interação educacional através de projetos escolares na área de línguas estrangeiras

Leiria

205.000

Habitantes

2000

Protocolo com Setúbal

Leiria gosta de ser conhecida por ser uma cidade a palpitar no coração de Portugal. Jovem, urbana, cultural, moderna, cosmopolita, Leiria junta a qualidade de vida de uma cidade situada fora das grandes áreas metropolitanas, com a contemporaneidade e a modernidade. Com uma economia pujante, uma taxa de desemprego baixa e uma oferta cultural vibrante, este concelho tem vindo a afirmar-se tanto para fixação de residência, como enquanto destino de férias. Com uma gastronomia variada e com tradições reconhecidas, o concelho é rico historicamente, como o testemunham o castelo da cidade e o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.
www.cm-leiria.pt

Ações desenvolvidas

  • Mostras gastronómicas e de artesanato
  • Cooperação e intercâmbio entre escolas, associações culturais e desportivas
  • Intercâmbios institucionais

Bobigny

50.479

Habitantes

2003

Protocolo com Setúbal

Bobigny é uma comuna francesa do departamento de Seine-Saint-Denis, região da Ilha de França, com uma superfície de 677 hectares e apenas a três quilómetros de Paris. Existem provas da presença humana neste lugar desde a época gaulesa (séc. IV a.C.). Na Idade Média o território pertenceu aos senhores de Livry e à abadia de Saint-Denis. A economia local e o emprego são essencialmente suportados pelo facto de a cidade ser o centro do Departamento. Os serviços públicos constituem um importante vetor de emprego. Bobigny é uma cidade marcadamente multicultural, com habitantes oriundos de 83 países.
www.bobigny.fr

Ações desenvolvidas

  • Mostras gastronómicas e de artesanato
  • Cooperação e intercâmbio entre escolas, associações culturais e desportivas
  • Intercâmbios institucionais

Beira

431.583

Habitantes

2016

Protocolo com Setúbal

Beira é a segunda maior cidade de Moçambique, logo a seguir à capital do país, Maputo. A povoação foi fundada pelos portugueses em 1887 e a cidade de Beira foi originalmente desenvolvida pela Companhia de Moçambique, durante o século XIX, e depois diretamente pelo governo colonial Português, entre 1942 e 1975, ano em que Moçambique obteve sua independência de Portugal. Atualmente, a cidade encontra-se modernizada e, depois de Maputo, Beira é o segundo maior porto marítimo para o transporte internacional de cargas de e para Moçambique.
www.municipiobeira.gov.mz

Ações desenvolvidas

  • Apoio técnico nas áreas da formação profissional, ordenamento do território, atividades económicas e turismo
  • Partilha de experiências e estudos/projetos para combate às cheias/saneamento básico

Aksakovo

7.897

Habitantes

2012

Protocolo com Setúbal

Aksakovo é um município localizado no nordeste da Bulgária, próximo do Mar Negro. Está situada a dez quilómetros da cidade de Varna, a terceira maior cidade do país. O município de Aksakovo desenvolve diversos programas de serviços públicos e sociais para a comunidade. A região de Varna foi ocupada pelos turcos no final do século XIV e, posteriormente, pelos russos. Em 1854 foi base das operações das tropas anglo-francesas durante a Guerra da Crimeia. Hoje é uma estância balnear, a principal da Bulgária, com praias extensas e famosas. É também uma cidade industrial, com fábricas metalúrgicas, mecânicas, químicas, alimentares e têxteis.

Ações desenvolvidas

  • Intercâmbios empresariais
  • Intercâmbios culturais e de jovens
  • Implementação de projetos de intercâmbio de boas práticas e partilha de experiência a nível do governo local. Parceria no programa “Europe for Citizens”, da União Europeia, através dos projetos “Europa no Futuro – Multifacetada e Unificada” (2015-2017)  e “O Futuro da Europa – Reload” (2018-2020)
  • Desenvolvimento da rede intermunicipal europeia “Open Cities”

Tarrafal

18.565

Habitantes

2002

Protocolo com Setúbal

O concelho do Tarrafal está localizado na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. A vila do Tarrafal tem das poucas praias de areia branca da ilha, numa baía rodeada de coqueiros. Esta zona da maior ilha de Cabo Verde é famosa pela chamada Colónia Penal do Tarrafal ou Campo de Concentração do Tarrafal, construído entre 1920 e 1930 para albergar os opositores ao regime português. Quem chega a este concelho fica deliciado, não só pela beleza natural, como pela simpatia do povo, que vive principalmente do comércio, construção e serviços, e que conserva os valores tradicionais das suas gentes, destacando-se a olaria, a tecelagem, a utilização da cimboa e a música.

Ações desenvolvidas

  • Criação da Rede Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal
  • Apetrechamento material dos jardins de infância do Tarrafal
  • Apoio técnico nas áreas da modernização administrativa, urbanismo, proteção civil e bombeiros
  • Cooperação em programas de desenvolvimento a nível dos municípios
  • Apoio na concretização de projetos de desenvolvimento local