A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Fórum Empresarial da Economia do Mar, é desenvolvida localmente numa experiência-piloto a dinamizar com o Agrupamento Vertical de Escolas Cetóbriga e com a Fundação Escola Profissional de Setúbal.

Na sessão de de dia 14, dinamizada pelo secretário-geral do Fórum Empresarial da Economia do Mar, Fernando Ribeiro e Castro, e por vários responsáveis da Autarquia setubalense, foi lançado o repto a mais de três dezenas de empresas e entidades para uma participação ativa.

O projeto, adaptado à realidade da atividade marítima da região, envolvendo, nesta fase, perto de 2500 alunos, é dinamizado em torno de quatro eixos orientadores nos quais são promovidas várias ações pedagógicas, juntamente com as entidades que se venham a constituir como parceiras.

“Setúbal e o Mar: conhecer a história” é o tópico do primeiro eixo orientador do projeto com o objetivo de alargar o conhecimento sobre a relação da cidade com a atividade marítima em temáticas como a pesca, a indústria conserveira, as salinas, as tradições, as lendas e os costumes.

A realização de visitas guiadas a vários locais de interesse cultural, como o Museu do Trabalho Michel Giacometti, a elaboração de um livro de receitas, exposições e a realização de dramatizações são algumas das iniciativas propostas no âmbito daquele eixo orientador.

O conhecimento sobre o Estuário do Sado, a fauna e a flora, assim como os recursos naturais do mar e a relação com as atividades humanas é o objetivo do segundo eixo de trabalho, no qual são propostas ações desportivas náuticas, passeios de barco para observação de golfinhos e visitas ao Museu Oceanográfico e ao Moinho de Maré da Mourisca.

O terceiro eixo, dedicado à proteção ambiental, pretende sensibilizar os alunos para a conservação do património natural, a importância de um crescimento sustentável da economia do mar e a adoção de medidas de preservação do ambiente marinho, com a dinamização de iniciativas como a limpeza de praias e encontros temáticos.

“A Nova Economia do Mar” é tratada no quarto eixo orientador do projeto, de divulgação das atividades económicas do mar, nomeadamente nas áreas do turismo, da indústria da pesca e dos transportes, e das várias profissões relacionadas com o setor.

Visitas a empresas da região, canoagem e workshops são algumas das ações propostas no âmbito daquele eixo, que inclui ainda a elaboração de um jornal digital e de um filme promocional sobre o projeto e uma mostra de trabalhos dirigida à comunidade.

As iniciativas propostas às várias empresas e entidades no encontro que serviu para apresentar o “Mar Pedagógico” vão agora ser analisadas pelos potenciais parceiros, que devem tomar uma decisão sobre as formas de contributo até ao dia 25.

O “Mar Pedagógico” foi desenvolvido num projeto-piloto implementado em Peniche, através do Colégio Pedro Arrupe, no âmbito do componente “Visibilidade, Imagem e Cultura Marítimas” do Fórum Empresarial da Economia do Mar, associação criada em 2010 que reúne perto de oito dezenas de membros oriundos de vários setores da atividade marítima.

 

Documentos Relacionados