Mais de trezentos quilogramas de lixos foram recolhidos no dia 17 numa ação de voluntariado de limpeza da Praia de Galapinhos.


A iniciativa foi dinamizada no âmbito do “Mares Circulares”, projeto ibérico da Coca-Cola, com o apoio local da Câmara Municipal de Setúbal, entre outras entidades, de sensibilização para a necessidade da limpeza de fundos marinhos e de linhas de costa, nomeadamente praias.

Cento e quarenta voluntários participaram na ação, incluindo elementos da APPACDM, do Centro Jovem Tabor, de três agrupamentos de escuteiros (1117, 231 e 206), da autarquia e da fábrica de Azeitão da Coca-Cola European Partners.

Os resíduos recolhidos, num total de 321 quilogramas, como vidro, plástico, beatas, madeira, cerâmica, ferro e restos de artes de pesca, são encaminhados para tratamento e reciclagem seletiva, enquanto os termoplásticos PET permitem a transformação para reintrodução na economia.

A iniciativa enquadra-se no projeto “Mares Circulares”, a decorrer desde agosto, que contempla a limpeza de um total de 80 praias e ambientes aquáticos em 270 quilómetros de costa na Península Ibérica, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela e fundações, entre outras.

O voluntariado em Galapinhos, eleita a Melhor Praia da Europa em 2017, foi promovido em colaboração com o município de Setúbal e com a organização não-governamental Chelonia, a que acrescem, nas próximas semanas, ações de formação em escolas do concelho.