O programa que assinala o Dia Internacional da Mulher, organizado pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, com a colaboração de diversas instituições, empresas e pessoas voluntárias, decorre até ao final de outubro, com o tema “(Des)Igualdade entre Homens e Mulheres no Desporto”.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, é um dos pontos altos, começando com “Namorar… Hoje e antigamente”, dramatização sobre vários tipos de relações entre casais, que decorre entre as 08h25 e as 12h30, na EB+S Lima de Freitas. A ação é dinamizada pelo Curso de Técnico de Auxiliar de Saúde, do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, em colaboração com a Equipa de Educação para a Saúde/Saúde Escolar.

No mesmo espaço escolar, é possível assistir a uma sessão sobre “Mutilação Genital Feminina”, entre as 14h35 e as 16h30, organizada pelo Projeto Igualdade, do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, e pelo Grupo de Trabalho para a Igualdade do Centro Hospitalar de Setúbal.

A atriz Vanessa Oliveira apresenta, no mesmo dia, o livro “Mães de Coração”, com as histórias e as emoções desde menina a mulher. A iniciativa está agendada para as 18h00, na Galeria Municipal do Banco de Portugal.

À mesma hora, o Cinema Charlot – Auditório Municipal recebe uma aula aberta de expressão dramática, intitulada “Pensar no Teatro”, integrada igualmente nas comemorações do Dia Mundial do Teatro. O evento, organizado pelo PensarTeatro, da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco, pela Água Ardente – Produções Teatrais e pela Câmara Municipal de Setúbal, é gratuito, mas carece de inscrição prévia.

O desporto, tema desta edição do Março Mulher por Setúbal ser Cidade Europeia do Desporto em 2016, não podia faltar nas iniciativas a realizar, programadas com o objetivo de chegar a todos, sem discriminação.

No dia 8, às 20h30, realiza-se uma corrida e caminhada noturna, com início na Praça de Bocage, em que os participantes devem trajar uma peça de vestuário cor de laranja. A iniciativa, organizada pelo Projeto Igualdade, do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, e pelo grupo responsável pela Corrida Noturna de Setúbal, decorre no âmbito da campanha de igualdade e combate à violência de género “Orange Day”, da ONU.

Na vertente desportiva destaque para o seminário “Desporto: Trampolim para a Igualdade entre Homens e Mulheres?”, a 1 de outubro, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, numa organização conjunta da SEIES e da Câmara Municipal de Setúbal. A atividade está integrada nos programas do Março Mulher 2016 e de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

O cinema é das áreas que congregam atividades a realizar no âmbito do “Março Mulher 2016. Ao longo do mês decorre o ciclo “Cinema Cá em Casa – Atrizes Francesas”, todas as quintas-feiras, às 21h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

A exibição dos filmes “A Vida Doméstica”, no dia 3, “Aquela Loira”, a 10, “Lola” a 17, “A Baía dos Anjos”, 24, e “A Piscina”, 31, é organizada pela Câmara Municipal e pela Alliance Française de Setúbal.

O programa comemorativo do Dia Internacional da Mulher inclui ciclos de conversas, debates e seminários, em que se incluem o colóquio “Desigualdade Salarial entre Homens e Mulheres”, a 1 de março, das 14h00 às 18h00, no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, a funcionar no Mercado do Livramento.

As inscrições para este encontro, organizado pela Comissão de Mulheres da União Geral dos Trabalhadores, devem ser feitas para o telefone 962 654 974 ou para os endereços setubal@ugt.pt ou comissao.mulheres@ugt.pt.

No dia 6 de abril, às 15h30, há um encontro com o escritor Richard Zimler, na Biblioteca Pública Municipal. O evento, com entrada sujeita a confirmação pelo telefone 265 547 450 ou pelo endereço vascocaleira@cooperativaseies.com, é organizado pelo Projeto Livros Viajantes Inclusivos 2015/2016, pela SEIES e pelos agrupamentos de escolas Lima de Freitas, Ordem de Sant’Iago e Sebastião da Gama.

Nos dias 5 e 6 de junho, Setúbal recebe, em vários locais da cidade, a “VII Convenção Nacional dos Jogos Tradicionais”, numa organização da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal.

O Março Mulher 2016 promove ainda um ciclo de animações, em que se enquadra a “Comemoração do Dia Internacional da Mulher”, com uma oficina de culinária para homens e mulheres, um jantar de convívio e uma peça de teatro pelo grupo Par’Ser, da Associação Ilga Portugal, a 11 de março, entre as 15h00 e as 22h00, no Centro de Cidadania Ativa. Para mais informações e inscrições deve ser contactado o número 265 547 450 ou o endereço luciliaferrosantos@cooperativaseies.org.

Destaque ainda para o “Arraial Março Mulher 2016”, agendado para 7 de maio, das 12h30 às 21h00, no Largo da Fonte Nova, com animação, música, teatro, dança, mostras de jogos tradicionais portugueses, oficinas de artes plásticas e artesanato e gastronomia intercultural. Esta iniciativa está igualmente integrada no programa Maio – Mês do Diálogo Intercultural, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal.