A iniciativa, enquadrada no âmbito da estratégia do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, pelo Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil e pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

Trata-se de um evento agendado para os dias 30 e 31 de março que procura ser um espaço de partilha multidisciplinar de conhecimento, nomeadamente em novas aplicações nos domínios da segurança e participação dos cidadãos, com vista à redução dos riscos de desastres, a nível local, regional, nacional e internacional.

Riscos, Segurança e Cidadania constituem os eixos condutores da conferência, que inclui, ao longo dos dois dias, várias comunicações subordinadas a temáticas como sismos e tsunamis, pandemias, migrações humanas, planeamento do território, novas tecnologias, cidades resilientes e voluntariado, entre outras.

A apresentação pública da Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania está integrada no programa das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.