Espetáculo de Natal da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal

De animações itinerantes, concertos, bailado, poesia, literatura a um mercado natalício do Nosso Bairro, Nossa Cidade, foram vários os eventos que o programa municipal “Natal em Setúbal” proporcionou a 16, 17 e 18 de dezembro.


Este fim de semana, Setúbal viveu mais uma série de eventos que celebraram a época natalícia.

Logo no dia 16, no Fórum Municipal Luísa Todi, a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal apresentou o tradicional espetáculo de Natal, com a participação de todos os alunos da escola, desde as classes de Iniciação ao Movimento aos alunos do Curso de Formação de Bailarinos.

A 17 de dezembro, o “Natal em Setúbal”, com um programa diversificado de animações até 8 de janeiro, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal, reservou várias atividades para toda a família nas ruas da cidade e em vários espaços e equipamentos culturais.

Destaque para o “Mercado de Natal na Alameda das Palmeiras”, certame promovido pelos moradores no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, com a participação de nove bancas de vendas de gastronomia tradicional portuguesa e africana, de artesanato e artigos em segunda mão.

Outro dos momentos em destaque também se realizou no dia 17 à tarde, na Igreja de Jesus.

Tratou-se do “Concerto para as Famílias – A História d’O Quebra-Nozes de Tchaikovsky”, em que um quarteto de cordas, composto por Ana Pereira e José Pereira, no violino, Joana Cipriano, na viola, e Tatiana Leonor, violoncelo, se reuniu propositadamente com a narradora Sara Henriques para contar o texto de Tchaikovsky.

No dia 17 à tarde, a Biblioteca Municipal também festejou o Natal, com momentos de música, poesia, dança e literatura.

O programa contemplou uma demonstração de dança desportiva pelos alunos da Associação de Setúbal da Dança Desportiva, um momento literário dinamizado pelo Projeto Intervenção Cultural, e espetáculos de dança contemporânea, pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, e de hip hop, por alunos do Noisy Kids.

Houve ainda apontamentos musicais pelo Ensemble de Flautas do Conservatório Regional de Setúbal e pelo Ensemble de Cordas Infantil e alunos do 3.º ciclo da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

O Natal na Biblioteca terminou com uma animação de leitura baseada na história “Um beijo para o Pai Natal”, de Elisabeth Coudol.

Já a Casa da Baía acolheu um concerto do Quarteto de Clarinetes da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.

Também no dia 17 à tarde, no Espaço Multiusos, na Praça de Bocage, o Teatro Animação de Setúbal apresentou o espetáculo teatral infantil “Um Natal Feliz”, com poemas, lendas e fábulas a alegrarem muitos miúdos e graúdos.

O Espaço Multiusos recebeu, ainda, demonstrações de dança pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal e pela Associação de Setúbal de Dança Desportiva.

O espírito de Natal também foi à Baixa comercial, com uma série de malabarismos e peripécias protagonizados pela XPTO, companhia que, no dia 18, também esteve a animar o público na Avenida Luísa Todi e no Mercado do Livramento.

Já a Avenida Luísa Todi recebeu uma atuação musical pela Banda da Sociedade Musical Filarmónica Providência.

À noite, no Fórum Municipal Luísa Todi, a Orquestra Sinfónica Metropolitana, dirigida pelo maestro Pedro Neves, apresentou o concerto “Os passos de um gigante”, com obras de Beethoven e Johannes Brahms.

Com um programa que foi da abertura da peça teatral “Egmont, Op. 84”, de Beethoven, à “Sinfonia N.º 1, em Dó Menor, Op. 68”, de Brahms, o concerto incluiu ainda temas tradicionais de Natal, como “We Wish You a Merry Christmas”.

No dia 18 de dezembro, as animações de Natal começaram logo de manhã, com uma pequena performance musical pela Real Trovantuna, do Instituto Politécnico de Setúbal.

De tarde, a peça infantil “O Pai Natal Verde”, pelo Teatro de Fantoches, pisou um palco montado no Moinho de Maré da Mourisca.

A par destas iniciativas, o Natal em Setúbal oferece, até 8 de janeiro, uma “Feira de Natal”, a funcionar no Largo José Afonso, com equipamentos de diversão para toda a família, incluindo uma pista de gelo para crianças, e zonas de alimentação e de exposição de artesanato e produtos regionais.

Munícipes e visitantes têm também um “Mercado de Natal”, junto do coreto da Avenida Luísa Todi, no qual participam cerca de 30 expositores com produtos regionais, artesanato, gastronomia, vestuário e bijutaria.

Até 8 de janeiro, há ainda muito para ver e fazer no Natal em Setúbal.

O programa completo pode ser consultado nesta ligação.

As iniciativas são, na esmagadora maioria, de entrada livre.