A Farsa de Inês Pereira - Pedro Penim

A célebre peça “A Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, é apresentada a 11 de novembro, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, numa encenação e adaptação de Pedro Penim.


Na nova criação, o encenador reescreve o texto original vicentino apresentado pela primeira vez há quinhentos anos e transforma-o numa obra ligada ao tempo presente.

Inês Pereira, interpretada por David Costa, identifica-se como pessoa não-binária. Não quer trabalhar, nem viver numa vida subjugada aos interesses do capital e do patriarcado.

O novo texto encerra uma trilogia do encenador e dramaturgo dedicada à família, iniciada com “Pais & Filhos”, em 2021, a que se seguiu “Casa Portuguesa”, no ano seguinte.

Na senda destas obras, “A Farsa de Inês Pereira” de 2023 deita o seu olhar cáustico sobre alguns alicerces da sociedade contemporânea, nomeadamente o trabalho, a sexualidade e a célula familiar.

Ana Tang, Bernardo de Lacerda, David Costa, Hugo van der Ding, João Abreu, Rita Blanco e Sandra Feliciano compõem o elenco da peça, que tem cenografia e adereços de Joana Sousa e figurinos de Béhen.

Os bilhetes, com um custo de 14 euros, estão à venda no Fórum Municipal Luísa Todi ou online.