Arquivo Municipal dedicou duas semanas de atividades em "A Margem da Liberdade"

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril deram o mote a duas semanas intensas de atividades lúdico-pedagógicas no Arquivo Municipal de Setúbal, com cerca de duas centenas e meia de alunos em partilha de saberes intergeracionais.


Manufatura de cravos, pintura de azulejos, animações de leitura, jogos, momentos musicais, visitas e encontros foram atividades dinamizadas pelo serviço educativo do arquivo da Câmara Municipal de Setúbal no âmbito da iniciativa “A Margem da Liberdade”, realizada entre os dias 22 de abril e 3 de maio.

As atividades, com a participação de 11 turnas do primeiro ciclo do ensino básico, proporcionaram aos mais novos, em diferentes abordagens, um conhecimento mais alargado sobre a Revolução dos Cravos e os valores da Liberdade e, em simultâneo, sobre o trabalho no Arquivo Municipal de Setúbal.

A importância da preservação documental foi partilhada com as crianças, que tiveram oportunidade de aprender os cuidados a ter com os diferentes documentos que importam ser preservados enquanto registos imprescindíveis para a história local e fontes primárias de informação.

“A Margem da Liberdade” contou com a parceria institucional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, da Associação dos Acordeonistas de Portugal, da União de Resistentes Antifascistas Portugueses e da Associação José Afonso.

O projeto teve ainda a parceria do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, o Espaço MaiorIdade – Junta de Freguesia de São Sebastião, o CAID da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, os agrupamentos de escolas Barbosa du Bocage, Luísa Todi, Sebastião da Gama e a Escola Secundária Lima de Freitas.