VI Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho - “Desvendar os Mistérios das CMERT” - vice-presidente da CMS, Carla Guerreiro

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, destacou no dia 30 de abril, na abertura de um seminário realizado no Cinema Charlot – Auditório Municipal, o trabalho desenvolvido pela autarquia para a promoção de ambientes de trabalho saudáveis.


Organizado no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Prevenção e Saúde no Trabalho, o VI Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho, com o tema “Desvendar os Mistérios das CMERT”, reuniu mais de uma centena de trabalhadores municipais, que ouviram especialistas abordarem temas relacionados com a prevenção da saúde músculo-esquelética e a importância do bem-estar físico e mental no trabalho.

“Sendo o trabalho um direito fundamental é justo que seja desenvolvido de forma segura e de modo a preservar a saúde e a integridade do indivíduo ou das equipas que o executam. Diariamente, é esse o compromisso da Câmara Municipal de Setúbal”, afirmou a vice-presidente Carla Guerreiro, na sessão de abertura.

A autarca, que detém o pelouro dos Recursos Humanos, lembrou que o município, “consciente do seu papel enquanto entidade empregadora”, assinala há mais de uma década o Dia Nacional da Prevenção e Saúde no Trabalho com seminários e outras iniciativas, com o objetivo de “sensibilizar dirigentes municipais e restantes trabalhadores para a importância da segurança e saúde no trabalho”.

A Câmara Municipal tem vindo a implementar um conjunto de “ações que visam a prevenção de riscos e fomentam um culto de segurança”, seja através da “atribuição de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores que deles necessitam, adequados a cada função e tarefa, por via da formação, sensibilização e acompanhamento técnico” ou também pela “realização de exames de medicina de trabalho, consultas de psicologia e rastreios preventivos”.

Carla Guerreiro destacou algumas das iniciativas mais recentes organizadas pela autarquia, de que é exemplo, o seminário “O Sol é nosso amigo, mas proteja-se”, realizado em abril de 2022, onde médicos e outros especialistas deram o seu contributo ao debate sobre a temática.

Paralelamente, realizou-se uma exposição fotográfica com a participação de trabalhadores e foi lançada uma campanha que contemplou ações de sensibilização nos locais de trabalho sobre os malefícios da exposição prolongada aos raios ultravioleta.

“No âmbito desta campanha, foram colocados dispensadores com protetor solar em todas as instalações onde estão afetos trabalhadores que executam tarefas ao ar livre. Estão instalados nos serviços 18 dispensadores que são reabastecidos sempre que necessário”, sublinhou.

No ano anterior, 2021, o mote da campanha foi “Trabalho em segurança – a sua família precisa de si”, com um conjunto de ações de “prevenção das doenças músculo-esqueléticas e de promoção da saúde e de locais de trabalho saudáveis”.

Em 2023, o município colaborou com a Escola Superior de Saúde do Instituto de Politécnico de Setúbal num projeto que visava determinar a prevalência das condições músculo-esqueléticas e analisar a sua associação a possíveis fatores de risco conhecidos.

Com os dados recolhidos, deve ser possível criar “novos modelos da prática de promoção da saúde músculo-esquelética e da prevenção da incapacidade funcional em contexto ocupacional”.

Os professores Eduardo Cruz e Luís Gomes apresentaram os resultados deste projeto num dos painéis do VI Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho.

Já este ano, a Câmara Municipal de Setúbal aceitou o convite da equipa liderada pela professora Filomena Carnide, da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, para integrar o projeto europeu WAGE, que envolve também entidades de Espanha e da Polónia, com o objetivo de analisar os riscos biomecânicos e psicossociais dos trabalhadores, de forma participativa e com a aplicação de métodos quantitativos.

O projeto, apresentado no seminário pela professora Filomena Carnide, iniciou-se em 1 de dezembro de 2023 e prolonga-se até 2027, tendo a autarquia celebrado um protocolo com a Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa que estabelece as modalidades de colaboração entre as duas entidades.

A problemática da saúde mental e das dependências “também tem vindo a constituir uma preocupação no contexto pós-pandemia”, tendo a autarquia desenvolvido em outubro de 2023 um seminário sobre esta temática com a participação de diversos especialistas.

No que concerne aos comportamentos aditivos, o município está igualmente a desenvolver, em colaboração com os Serviços Municipalizados de Setúbal e o ICAD – Instituto para os Comportamentos e Dependências, um projeto de prevenção de riscos profissionais e promoção da saúde no trabalho com o tema “Ganhar saúde, trabalhar com saúde”.

A saúde mental foi abordada no seminário de 30 de abril por Florentino Serranheira, coordenador da Escola Nacional de Saúde Pública, que falou sobre as influências da saúde física e mental dos trabalhadores nas lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho.

Já Pedro Reis, bombeiro sapador de Setúbal e fisioterapeuta, abordou o tema da ginástica laboral.

O seminário, que na sessão de abertura contou com a intervenção da inspetora da Autoridade para as Condições do Trabalho Maria Benedita Pernas, terminou com um debate moderado pelo médico do trabalho na Câmara Municipal de Setúbal, Joaquim Judas.