Visitas do Executivo municipal a escolas - Escola Básica do Montinho da Cotovia

O reforço da oferta de ensino pré-escolar na rede pública do concelho, com a abertura de uma nova sala na Escola Básica do Montinho da Cotovia, foi destacado no dia 25 de setembro pela vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro.


Numa visita às escolas básicas de Gâmbia, do Montinho da Cotovia e do Alto da Guerra, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, a autarca, que detém o pelouro da Educação, mostrou-se satisfeita com as obras de manutenção e requalificação realizadas pela Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra em parceria com a Câmara Municipal.

Uma das principais intervenções realizou-se na EB do Montinho da Cotovia, onde este ano letivo abriu uma sala de ensino pré-escolar, instalada num monobloco colocado há algum tempo pela Câmara Municipal de Setúbal como resposta a um crescimento do número de turmas de 1.º ciclo.

“O número de alunos começou a diminuir e deparámo-nos com um equipamento que não estava a ser aproveitado. Decidimos propor ao ministério a implementação do pré-escolar e foi aprovado. Antes, havia apenas duas salas deste nível de ensino nesta freguesia e agora reforçámos a oferta.”

A Junta de Freguesia e a Câmara Municipal trabalharam em parceria para criar as condições necessárias ao funcionamento da nova sala de aula, que permite a integração de mais 20 crianças do concelho na educação pré-escolar.

“O município equipou a sala com mobiliário e material didático e, em parceria com a junta, foram criadas instalações sanitárias e um ponto de água. A junta de freguesia teve ainda de proceder à ligação da sala à rede de saneamento”, indicou o presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Custódio.

Nesta escola, que de acordo com o autarca “era o estabelecimento de ensino da freguesia que necessitava de uma intervenção mais profunda”, a junta de freguesia procedeu ainda à substituição de toda a canalização e torneiras da parte mais antiga do edifício e à colocação de pladur nos tetos das entradas dos dois pátios, que também receberam iluminação nova.

Foram ainda realizadas outras pequenas intervenções, como a substituição da areia do parque infantil e a pintura de todos os ferros do telheiro que liga a sala do pré-escolar aos edifícios do refeitório e da escola básica.

Após no ano passado ter lavado os telhados e pintado o exterior das escolas, a Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra deu agora o mesmo tratamento ao edifício do refeitório e sala dos professores da Escola Básica do Montinho da Cotovia – o único em falta – e pintou o interior deste estabelecimento e das escolas básicas da Gâmbia e do Alto da Guerra.

Na Escola Básica da Gâmbia, a intervenção de maior envergadura foi a colocação de um telheiro com 14 metros quadrados na entrada principal, para garantir proteção em caso de chuva.

“Foi um grande investimento que fizemos para proporcionar melhores condições de trabalho aos professores e auxiliares, bem como para contribuir para melhorar as condições de aprendizagem das crianças”, sublinhou Luís Custódio.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal salientou que “o enorme trabalho que a junta de freguesia fez nestas escolas só é possível graças ao protocolo de descentralização de competências” da Câmara Municipal para as juntas de freguesia.

A autarca destacou ainda o facto de muitas vezes o trabalho desenvolvido ultrapassar o que está protocolado.

“Nenhuma junta tem deixado de fazer o que tem de ser feito nas escolas e ainda consegue realizar melhoramentos que vão além do que está definido nos protocolos. É um trabalho desenvolvido sempre em prol das nossas crianças e jovens”, afirmou Carla Guerreiro.

Já Luís Custódio sublinhou a importância do reforço da descentralização de competências desde 2002, altura em que a Câmara Municipal de Setúbal iniciou o processo, para “melhorar a qualidade de vida das populações em todas as áreas”.

O diretor do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, António Batista, apontou a Câmara Municipal e as juntas de freguesia como “parceiros estratégicos” que estão em constante articulação para “aligeirar sempre a forma de resolver as situações que vão surgindo”.

O responsável considera que o agrupamento este ano letivo “está mais rico” com a nova oferta de pré-escolar na Escola Básica do Montinho da Cotovia, “determinante para as crianças, para as famílias e para o concelho”, uma vez que “o pré-escolar é o primeiro patamar da educação e assume grande importância no processo de socialização das crianças”.