25 de Abril | Festival Internacional de Música de Setúbal - Desfile de Percussão "Batucada da Revolução"

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram na manhã do dia 10 de maio no desfile de percussão da 12.ª edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, a decorrer até ao dia 12.


Com direção musical e coordenação de António Machado e Diogo Castro, a “Batucada da Revolução” teve início no Largo José Afonso e terminou no Largo de Jesus, local onde a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, agradeceu o trabalho de parceria que possibilita a organização do festival.

“Saímos todos de coração cheio deste desfile, porque estamos a celebrar o 25 de Abril com as nossas crianças. Uma palavra de agradecimento a todas as escolas participantes e aos técnicos da Câmara Municipal, bem como à A7M e à Helen Hamlyn Trust, pois o festival só acontece graças a esta parceria e esforço conjunto.”

Lady Helen Hamlyn, fundadora do Helen Hamlyn Trust, agradeceu também aos participantes no desfile e confessou sentir-me “muito feliz” com a realização de mais uma edição do Festival Internacional de Música de Setúbal.

“É maravilhoso tê-los a todos aqui, especialmente tantas crianças. Este festival é feito para vocês e por vocês. É um momento em que trabalham em conjunto com a comunidade e espero que aproveitem para se divertir.”

“Ecos da Liberdade” é o tema desta edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, organizado pela A7M – Associação do Festival de Música de Setúbal numa parceria da Helen Hamlyn Trust com a Câmara Municipal, integrado nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.

Iniciado no dia 8 de maio, o certame proporciona, até dia 12, um conjunto de concertos em que participam mais de 1200 crianças e jovens lado a lado com artistas profissionais, dando origem a criações artísticas e performances musicais únicas e marcantes.

No dia 10 a Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, os ensembles de percussão e de saxofones do Conservatório Regional de Setúbal, o Coro Feminino TuttiEncantus e a Cerci Feira e a Cerci Lamas sobem ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, às 21h00, para apresentarem “A pomba da paz é cheia de revoluções futuras”.

Já no dia 11, às 10h30 e às 12h00, nos claustros do Convento de Jesus, é promovido o concerto “Escutar a diferença: a poesia está na rua”, com coordenação musical e musicoterapia de Ana Marques e criação, composição e direção musical de Aleksandar Zar, espetáculo em que participam a APPACDM de Setúbal, a Academia de Música Luísa Todi e o Coral Infantil de Setúbal.

O violoncelista britânico naturalizado brasileiro David Chew atua no mesmo dia, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, enquanto o cantor e compositor português Miguel Araújo apresenta-se no palco do Fórum Municipal Luísa Todi às 21h00 com a Orquestra Ligeira do Conservatório Regional de Palmela.

O Fórum Luísa Todi é no dia 12, às 10h00 e às 11h30, o ponto de encontro de “Escrita Criativa de Canções”, concerto com o envolvimento de alunos do 1.º ciclo dirigido por Carlos Garrote e com Ariel Rodriguez, no teclado, Ale Damasceno, na bateria, e Ana Marques, no clarinete.

Às 16h00, o guitarrista croata Dejan Ivanovic, acompanhado do Ensemble de Guitarras do Festival Internacional de Música de Setúbal, protagoniza um concerto no auditório da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, dirigido por Gonçalo Gomes Gouveia.

O último dia do festival conta com um terceiro concerto, de encerramento, no Fórum Municipal Luísa Todi, às 18h30, dedicado à temática do festival, “Ecos de Liberdade”, com a Orquestra Sinfónica do Festival Internacional de Música de Setúbal e a participação de alunos de todas as escolas parceiras do evento, dirigido pelo maestro Pablo Urbina.

O programa completo da 12.ª edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, a par de todas as informações de bilheteira e condições de reserva de entradas para as iniciativas, está disponível para consulta na página oficial do evento, acessível nesta ligação.