Dia do Comando Territorial de Setúbal da GNR, na Praia da Figueirinha

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou em 6 de maio a colaboração muito estreita que tem havido entre a autarquia e a Guarda Nacional Republicana, para garantir a segurança das populações e do património.


À margem da cerimónia do Dia da Unidade do Comando Territorial de Setúbal da GNR, realizada na Praia da Figueirinha, André Martins afirmou que o envolvimento da autarquia na iniciativa tinha “a ver muito com a boa colaboração que tem havido” entre a GNR e a Câmara Municipal de Setúbal.

“É nesta colaboração muito estreita que nós continuaremos certamente a conviver e a procurar sempre criar as melhores condições nesta parceria para garantia da segurança das nossas populações e do nosso património”, disse o presidente da Câmara.

O comandante-geral da GNR, tenente-general Rui Veloso, salientou o “excelente relacionamento institucional” que a Guarda Nacional Republicana mantém com as populações locais, “em especial” com o município de Setúbal, considerando que o comando territorial de Setúbal tem vindo a desenvolver as suas atribuições “de forma competente e inovadora” para enfrentar os desafios.

Considerou que o comando realizou num “valioso trabalho” ao nível da “prevenção e combate a todo o tipo de criminalidade, mas em especial ao crime violento e grave”, num distrito marcado por “um grande contraste geográfico e socioeconómico”.

O tenente-general Rui Veloso notou que garantir a segurança ao território do distrito de Setúbal e à sua população “constitui um verdadeiro desafio”, uma vez na região há “áreas urbanas de elevada densidade populacional, com todos os problemas operacionais daí decorrentes, mas também várias áreas rurais, com extensas manchas florestais onde se inclui o vital património que representa a Serra da Arrábida”.

Ao fazer um balanço do último ano, o comandante do Comando Territorial de Setúbal, coronel Marco Gonçalves, salientou a “qualidade e consistência do serviço policial prestado” e apresentou alguns números do trabalho efetuado “em rede” com as restantes forças de segurança.

Em 2023, como revelou, o Comando Territorial de Setúbal registou e tramitou 197 mil crimes, participou em 16 operações especiais de prevenção criminal, que “contribuíram para a contenção da criminalidade no distrito, em especial a criminalidade violenta e grave”, realizou mais de 3000 detenções e apreendeu “mais de 143 mil doses individuais de produto estupefaciente, centenas de armas e milhares de munições e explosivos”.

Foram ainda instruídas “mais de 40 mil contraordenações rodoviárias, policiais e ambientais”, além de ter sido prestado apoio “a mais de 12 mil intervenientes em acidentes de viação” e a “mais de 1700 vítimas de violência doméstica”, dada resposta a “1500 denúncias recebidas pela linha SOS Ambiente”, garantida segurança “a aproximadamente mil eventos culturais, religiosos e desportivos”, acompanhados “60 mil alunos dos 243 estabelecimentos escolares” situados na sua área de jurisdição e apoiados os proprietários de “mais de 6000 estabelecimentos comerciais”.