Visita do Executivo municipal às escolas 2023 - EB Vila Fresca de Azeitão

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, enalteceu no dia 29 de setembro o trabalho realizado pelas juntas de freguesia na requalificação das escolas do concelho e o facto de muitas vezes ultrapassarem o que está definido na descentralização de competências.


A instalação de um toldo no espaço de recreio da Escola Básica de Vila Fresca de Azeitão, para proteção do sol e da chuva, pela Junta de Freguesia de Azeitão, em resultado de uma necessidade identificada pela associação de pais, é um dos exemplos apontados por Carla Guerreiro.

“A transferência de competências é multiplicadora. As juntas de freguesia utilizam as verbas transferidas pela Câmara Municipal e ainda conseguem fazer muito mais do que está definido. A colocação deste toldo não faz parte do protocolo. Mas era uma necessidade e a junta prontamente assumiu a intervenção.”

A autarca, que detém o pelouro da Educação, visitou esta manhã as escolas básicas de Vendas de Azeitão e de Vila Fresca de Azeitão e ficou satisfeita com os melhoramentos realizados pela Junta de Freguesia de Azeitão durante a última pausa letiva.

Na EB de Vila Fresca, além da instalação do novo toldo, foram pintados os interiores e exteriores de todo o edifício, procedeu-se à limpeza de algerozes e “o piso antigo que tornava alguns espaços no interior do edifício um pouco frios e desconfortáveis foi substituído por pavimento vinílico”, explicou a presidente da junta, Sónia Paulo.

Já na EB de Vendas de Azeitão foram feitas pinturas interiores e exteriores, foi colocado chão vinílico nos corredores que dão acesso às salas de aula e foi substituída a rede exterior, que se encontrava danificada.

“Estas obras resultam de um trabalho de parceria entre a câmara municipal, a junta de freguesia e a comunidade educativa. Não seria possível fazer isto sem o levantamento que é realizado pela direção do agrupamento, a coordenação do 1.º ciclo e as associações de pais”, sublinhou Sónia Paulo.

A autarca garantiu ainda que este é um trabalho “para dar continuidade ao longo de todo o ano letivo”, pelo que já se encontram em andamento outras intervenções, como é o caso da pintura de bancos na EB de Vendas de Azeitão.

Também a diretora do Agrupamento de Escolas de Azeitão, Maria Clara Félix, destacou a importância do trabalho de parceria que “se faz no dia a dia com um compromisso em comum, a educação”, e que vai além das obras de manutenção de requalificação realizadas nos estabelecimentos de ensino.

“Sentimos que temos sempre as portas abertas. O espaço é muito importante para a educação, mas o que se faz nele e com ele vai muito além.”

Clara Félix aponta como exemplo o facto de ser graças a esta parceria que o Agrupamento de Escolas de Azeitão “consegue manter o projeto ‘Ciência na Nossa Serra’, desde 2015”, no âmbito do qual todos os alunos, do pré-escolar ao 9.º ano do ensino básico, têm aulas de campo, na zona do Alambre, para trabalhar matérias de várias disciplinas em contacto direto com a natureza