Requalificação do espaço público de ligação entre as ruas Falcão Machado e Afonso Castro, no Casal das Figueiras, proporciona melhores condições de mobilidade urbana

A Câmara Municipal concluiu a requalificação do espaço público de ligação entre as ruas Falcão Machado e Afonso Castro, no Casal das Figueiras, em Setúbal, que assim ficou mais atrativo e com melhores condições de mobilidade urbana.


Um investimento municipal superior a 70 mil euros, realizado por uma empreitada adjudicada à empresa Estrela do Norte, Lda., iniciada em 13 de março, melhorou a circulação pedonal e rodoviária entre os dois arruamentos, reordenou o estacionamento, recuperou zonas verdes degradadas, criou áreas de lazer e de estadia e requalificou o ambiente urbano, incluindo iluminação, pavimentos e novas áreas de vegetação.

A mobilidade pedonal foi reforçada com o prolongamento de passeios, a recuperação de pavimentos, a criação de uma pequena rampa de ligação entre as duas ruas e a realização de intervenções de melhoria da acessibilidade a lojas, armazéns e garagens.

Os trabalhos contemplaram, igualmente, a melhoria do acesso rodoviário aos edifícios e a limitação da circulação a um sentido único e a emergências no espaço de ligação entre as duas ruas.

O reordenamento das áreas de parqueamento automóvel foi outro objetivo, com a definição de bolsas de estacionamento, a criação de lugares para pessoas com mobilidade reduzida e a colocação de pilaretes rebatíveis para impedir o estacionamento desordenado e delimitar os troços e áreas acessíveis e não acessíveis a automóveis.

Foi ainda instalada uma zona de encontro e estadia para os moradores, com mobiliário urbano, parque infantil e equipamentos para a prática de desporto adaptados a todas as idades, bem como recuperadas zonas verdes degradadas e criadas novas áreas com vegetação para reforçar a função ecológica e de biodiversidade.

A intervenção resultou de um processo participado com os moradores, com quem houve diversas reuniões para discussão das soluções técnicas possíveis e que melhor se adequavam às necessidades da população, sempre com o objetivo de concretizar consensos entre os habitantes e de incorporar critérios de segurança e sustentabilidade ambiental na solução adotada.