23° Parcialmente nublado
Saúde e Socorrismo | Curso | Instituto de Emprego e Formação Profissional

Setúbal está a desenvolver um projeto inovador de formações, em diversas áreas, financiadas e creditadas, para jovens com o 9.º ano de escolaridade, numa parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.


O novo projeto formativo é uma iniciativa desenvolvida pela autarquia, com a cooperação do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, que pretende dotar os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de ferramentas e competências que sejam uma mais-valia para o futuro, além de proporcionar novas oportunidades de emprego.

Os cursos garantem aos formandos uma bolsa por hora e subsídio de alimentação.

Esta parceria é fruto de um desafio lançado pelo município, através da Divisão de Juventude, ao Instituto do Emprego e Formação Profissional, com o objetivo de tornar Casa do Largo – Pousada da Juventude num espaço de permanente e enriquecedora partilha de conhecimentos.

A iniciativa arrancou em julho com o curso “Saúde e Socorrismo”, numa conjugação entre ensino online, pela plataforma online Microsoft Teams, e presencial na Pousada da Juventude, tendo em conta todas as orientações da Direção-Geral da Saúde, com a participação de 53 formandos, divididos em três turmas.

Além do suporte básico de vida, que consiste em procedimentos de preservação de vidas em situação de emergência até à chegada de meios de socorro, os formandos aprenderam sobre estados da saúde humana, fatores condicionantes e o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

Os restantes cursos agendados abordam temáticas como “Monitores de campos de férias”, “Turismo Natureza” e “Técnicas de relaxamento e bem-estar”, com durações que variam entre as 25 e as 75 horas, em aulas realizadas na zona exterior, no auditório e na sala de formação da Casa do Largo – Pousada da Juventude.

A participação é gratuita, mas limitada a 15 pessoas por turma. O que é exigido é que os formandos tenham, no mínimo, o 9.º ano de escolaridade concluído.

A inscrição pode ser feita pelo site www.tinyurl.com/265formacao e os horários estão dependentes da disponibilidade indicada pelos inscritos, sendo anunciados em breve.

Qualquer esclarecimento suplementar sobre as formações pode ser obtido através da Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, com o e-mail dijuve@mun-setubal.pt e o telefone 265 421 082.

Este novo projeto faz parte de um conjunto de ações dinamizadas pela Divisão de Juventude da autarquia voltadas para a formação, caso de “+Rumos”, com sessões de acompanhamento e orientação formativa e profissional a jovens, “Workshop do Mês” e “Apoio ao Estudo”.