Noite Europeia dos Investigadores - atividades escolares 2023 - 29 de setembro

A ciência esteve à descoberta no dia 29 de setembro, na Casa da Baía, na Noite Europeia dos Investigadores, que proporcionou um conjunto de atividades gratuitas com o objetivo de aproximar os cidadãos da ciência, sobretudo crianças e jovens. 


A iniciativa, dinamizada em Setúbal pelo segundo ano consecutivo numa parceria entre o Instituto Politécnico de Setúbal e a Câmara Municipal, deu a conhecer projetos de investigação científica em curso na instituição de ensino superior setubalense.

“Tudo o que foi feito aqui neste dia constituiu uma oportunidade para conhecer o extraordinário trabalho desenvolvido pelo IPS e isso deve ser um fator de valorização e de grande conhecimento para o território”, referiu o vereador Pedro Pina, da Câmara Municipal de Setúbal.

O autarca vincou que é “com grande satisfação” que o município se associa a este evento, que “corporiza bem a ideia de que não é possível pensar a cidade e o território sem pensar em conhecimento e no Instituto Politécnico de Setúbal”.

Já a presidente do IPS, Ângela Lemos, sublinhou que o objetivo da Noite Europeia dos Investigadores foi, essencialmente, o de “mostrar que a ciência não faz parte apenas de um grupo privilegiado de pessoas e de iluminados”, mas sim “está ao alcance de todos e deve ser utilizada no dia a dia para responder aos desafios” que se colocam.

“Construir Pontes: O Diálogo entre Ciência e Sociedade” deu tema à edição deste ano da Noite Europeia dos Investigadores, que, ao longo do dia, reservou um programa de workshops, visitas guiadas, conversas com investigadores e várias animações para todas as idades, sobretudo para crianças e jovens, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

O evento contemplou a mostra “Ciência sai à rua”, de projetos científicos e de investigação, e a exposição “Bonsais”, dinamizada pela Associação Lusitana de Bonsai.

Ao longo do dia, realizaram-se os workshops “Sou cientista, porque…”, com a participação de crianças do ensino pré-escolar, “Um kit para sismos”, “A nossa cidade inovadora” e “A ciência no dia a dia”.

Os participantes na “Noite Europeia dos Investigadores” tiveram ainda a oportunidade de fazer visitas guiadas ao CIRES – Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado e à Casa da Baía.

A mesa-redonda “O Diálogo entre a Ciência e a Sociedade”, um momento musical com a atuação das tunas do IPS e “Conversas Expresso” completaram o programa do evento.