Festa de encerramento do projeto Animação na Biblioteca e no Arquivo, da Câmara Municipal, para ocupação de tempos livres de crianças e jovens com idades entre os 8 e os 17 anos

As cerca de 55 crianças e jovens que participaram na edição deste ano do projeto Animação na Biblioteca e no Arquivo concluíram as atividades com uma festa, em 28 de julho, no Jardim da Algodeia, onde apresentaram o trabalho realizado durante quatro semanas.


O ABA, da Câmara Municipal de Setúbal, é um programa de ocupação de tempos livres para crianças e jovens com idades entre os 8 e os 17 anos que inclui as ações Clube de Leitura de Verão e Arquivo em Movimento, dinamizadas na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Municipal, respetivamente.

Entre 3 e 28 de julho, cada ação teve diversas atividades, mas as sextas-feiras eram reservadas para ações conjuntas, como uma caça aos tesouros Manuelinos de Setúbal e visitas ao Fórum Municipal Luísa Todi, ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, ao Estádio do Bonfim, onde conviveram com a velha glória do futebol Fernando Tomé, e ao Museu do Dinheiro, em Lisboa, bem como uma aula experimental de kickboxing.

Com o tema “Explorar a Cidade”, o Arquivo em Movimento deu a conhecer um pouco de Setúbal, da sua transformação ao longo dos tempos e das memórias coletivas, em viagens que passaram por edifícios históricos, equipamentos culturais e monumentos, enquanto no Clube de Leitura de Verão foi realizado um trabalho focado na prosa, poesia e histórias de Ana Luísa Amaral.

No Clube de Leitura de Verão, o grupo dos mais novos, entre os 8 e os 11 anos, dedicou-se às obras “A História da Aranha Leopoldina” e “Gaspar, o Dedo diferente”, ao passo que os mais velhos, dos 12 aos 17 anos, trabalharam “Mundo. A Pega: As outras cores do Mundo” e “Gaspar, o Dedo diferente e outras histórias. Uma história de Sol”. A obra “Mundo. A Gata: Da Liberdade” foi abordada por ambos os escalões.

No Arquivo em Movimento, os participantes descobriram a lota e o mercado, o Cantador de Setúbal António Maria Eusébio, conhecido como Calafate, a Casa de Bocage, o Cinema Charlot – Auditório Municipal, “Os Pasmadinhos de Setúbal”, no Parque do Bonfim, ou as ostras do Sado.

Visitaram ainda o Museu de Setúbal – Convento de Jesus, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, a Casa das Imagens Lauro António, o Museu do Trabalho Michel Giacometti e o Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida, além de terem feito peddy-pappers e, no Parque Urbano de Albarquel, atividades náuticas.

Na festa de encerramento, perante os familiares, os participantes no Clube de Leitura de Verão fizeram uma encenação das suas leituras de Ana Luísa Amaral e os que optaram pelo Arquivo em Movimento apresentaram o que ficaram a conhecer nas visitas realizadas e o trabalho realizado posteriormente.