Centro Escolar Barbosa du Bocage | imagem virtual

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, destacou a melhoria da qualidade de ensino no território com a construção do novo Centro Escolar Barbosa du Bocage, com valências de pré-escolar e 1.º ciclo, cujo projeto foi apresentado a 27 de julho.


“Estamos a dar passos significativos para ter uma melhor educação em Setúbal, com estabelecimentos de ensino que proporcionam todas as condições para a comunidade escolar”, realçou o autarca no encontro que deu a conhecer o projeto municipal que materializa um investimento de cerca de cinco milhões de euros.

O novo centro escolar, a edificar no recinto da atual Escola Básica Barbosa du Bocage, é concretizado com a construção de um novo edifício de dois pisos, ambiental e energeticamente sustentável, para acolher um total de 275 alunos nas valências de pré-escolar e 1.º ciclo, a par de um pavilhão polivalente.

Em matéria de arquitetura, o novo edifício, com uma área de construção de perto de 2300 metros quadrados, acompanha os traços do atual edificado da escola, incorporando, contudo, um conjunto de modernas soluções de construção, em particular no que respeita a conforto térmico e eficiência energética.

Em termos de espaços, o edifício reserva, no piso superior, oito salas de aula para o 1.º ciclo, enquanto o piso térreo é destinado ao pré-escolar, com três salas de atividades, em que se inclui um Centro de Apoio à Aprendizagem para alunos com necessidades educativas especiais.

Duas salas de prolongamento, um refeitório para 200 alunos do 1.º ciclo e 75 do pré-escolar, a par de instalações sanitárias, núcleo de informática, áreas de arrumos e salas de apoio para o pessoal docente e não docente, entre outros espaços, também fazem parte do novo edifício escolar.

O projeto contempla a criação de um acesso coberto desde uma portaria dedicada a este novo edifício, na zona defronte da Avenida de Angola, assim como de um pavilhão polivalente, com mais de 250 metros quadrados, para a prática desportiva e realização de eventos da comunidade escolar.

Além do edificado para as valências de pré-escolar e 1.º ciclo, o projeto é acompanhado de diversas zonas de recreio para as crianças, projetadas para diferentes utilizações, em que se inclui áreas de estadia, de jogos e com equipamentos infantis, assim como um espaço dedicado a hortas pedagógicas.

Acresce a criação de uma área desportiva dedicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, de acordo com o programa educativo em vigor, composta por um campo de jogos com 23 metros por 13 metros, uma pista de atletismo com duas faixas de 25 metros e uma bancada em betão armado.

Todos estes espaços são encaixados entre zonas verdes que permitem concretizar um melhor enquadramento da área em matéria de biodiversidade e drenagem natural, e, em simultâneo, criar o isolamento sonoro e visual entre as diferentes valências da escola, concretamente pré-escolar e 1.º ciclo e 2.º e 3.º ciclos.

A construção destes dois novos edifícios, a instalar na zona desportiva descoberta existente naquela escola, implica um alargado conjunto de alterações, desde logo a ampliação, em cerca de 4800 metros quadrados, da área daquele estabelecimento de ensino, com a ocupação do espaço público localizado na atual zona de portaria.

Esta nova área ‘conquistada’ ao espaço público permite também a criação de uma grande zona desportiva para o 2.º e 3.º ciclos, com dois campos de 32 metros por 19 metros, uma pista de atletismo com quatro faixas, incluindo duas para velocidade com uma distância máxima de 85 metros.

É igualmente construído, junto do pavilhão gimnodesportivo, um novo campo desportivo com 44 metros por 25 metros, também para utilização dos alunos do 2.º e 3.º ciclos, com marcações que permitem o desenvolvimento de atividades de andebol, futsal, basquetebol e voleibol.

A criação do Centro Escolar Barbosa du Bocage implica ainda a relocalização da portaria de acesso para os alunos do 2.º e 3.º ciclo, a qual passa a ser realizada a partir da Rua Engenheiro Henrique Cabeçadas, para a qual a Câmara Municipal de Setúbal está a preparar uma ampla operação de requalificação urbana.

O projeto implica ainda um conjunto de beneficiações no espaço público envolvente àquele estabelecimento de ensino, concretamente defronte da Avenida de Angola, com a redefinição das áreas ajardinadas e a reformulação das acessibilidades pedonais, nomeadamente nos acessos à escola.

O presidente da autarquia, André Martins, ao afirmar que este é um projeto de vital importância para uma zona do território “com situações educativas preocupantes”, vincou o “contributo decisivo desta nova escola para a melhoria da qualidade e oferta educativa”, nomeadamente para “acabar com os horários duplos”.

O Centro Escolar Barbosa du Bocage, realçou o diretor do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, António Carlos, “acrescenta valor e mais condições de ensino à rede escolar pública na esfera do pré-escolar e 1.º ciclo”, ao mesmo tempo que “valoriza o projeto educativo” do agrupamento de escolas.

Este equipamento faz parte da Operação Integrada Local União de Freguesias de Setúbal “Coesão Socio-Territorial através das Margens”, numa candidatura do município ao programa Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do PRR – Plano de Resiliência e Recuperação.

A candidatura municipal, aprovada em outubro do ano passado, é composta por um total de 14 ações materiais e imateriais que representam um investimento global de seis milhões e 392 mil e 639,31 euros, com financiamento comunitário assegurado por fundos canalizados através do NextGenerationEU.

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, ao destacar que a operação conta com investimento direto do município, apontou dificuldades acrescidas no acesso a financiamento. “Não é um procedimento fácil, sobretudo quando temos de ajustar os exigentes critérios à realidade.”

Além desta nova escola, a Operação Integrada Local União de Freguesias de Setúbal “Coesão Socio-Territorial através das Margens” contempla a execução de um conjunto de ações que englobam a dinamização de oficinas colaborativas e de experimentação em diversos campos de intervenção.